CCSP WEB

  • Leia Mulheres - Clube de Leitura Leia Mulheres - Clube de Leitura

 

LITERATURA

Ponto de encontro - Leituras

O CCSP inaugura a série Ponto de Encontro - Leituras, cujo objetivo é abrir espaço para conversas e ações interdisciplinares a partir da literatura, com a presença de convidados de diferentes áreas.

João Anzanello Carrascoza
dia 4/5 - quinta - 19h30
Presença de João Anzanello Carrascoza, renomado escritor contemporâneo brasileiro, que, em um bate-papo com o público, abordará sua trajetória literária e falará especialmente sobre sua recém-lançada obra Trilogia do adeus, que reúne os romances Caderno de um ausente, Menina escrevendo com pai e A pele da terra.

Sobre o convidado
João Anzanello Carrascoza - Além de Trilogia do adeus, é autor de vários livros de contos: O volume do silêncio, Tempo justo e Diário das coincidências, entre outros. Recebeu os prêmios Jabuti (CBL), Radio France Internationale (RFI), Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

90min - livre - Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas)
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

seta subir

 

Sarau Encontro de Utopias

O Sarau Encontro de Utopias tem o CCSP como sua sede desde novembro de 2015, realizando seus encontros sempre no terceiro sábado de cada mês, com pocket shows, recitais e lançamentos de novos trabalhos.

dia 20/5 - sábado - 17h30
O Sarau Encontro de Utopias receberá as bandas Alameda dos Anjos e Poema Novo. Alameda dos Anjos é uma banda de pop rock com influências de MPB... ou vice-versa. As letras são voltadas para os jovens e seus conflitos: o medo, a solidão, as paixões, LGBTfobia, e a busca pelo amor na cidade grande. O grupo Poema Novo se destaca por utilizar em suas apresentações recursos oriundos da integração artística das expressões teatrais e musicais, além de mostrar no palco uma pesquisa de repertório dedicada à música popular brasileira, à world music, à música latina e a composições próprias.

dia 17/6 - sábado - 17h30
No mês de junho, o Sarau Encontro de Utopias comemora oito anos de existência e conta com um trecho do espetáculo cênico-musical O garoto regulus, do grupo Los ReguLUZ. Agregado em torno da vida e da obra de Paulo Freire, o coletivo canta e conta a história de Regulus, que significa pequeno rei, um garoto expulso de uma árvore por querer estudar. Além disso, o Sarau traz a participação especial da escritora e atriz Yara Camillo, que tem dois livros de contos publicados, e o pocket show do Duo Vila Morena, que trabalha com um repertório que passeia pela música brasileira e também inclui canções autorais.

150min - livre - Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas)
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

seta subir

 

Leia Mulheres
Clube de Leitura

Leia Mulheres é um coletivo cujo projeto é estimular a leitura, o debate e a divulgação de livros escritos por mulheres, a partir da organização de clubes de leitura e de eventos sobre literatura em livrarias, centros culturais e bibliotecas.
organizadoras: Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques

dia 27/5 - sábado - 16h
O Clube de Leitura Leia Mulheres selecionou o livro Outros jeitos de usar a boca, publicado inicialmente de forma independente pela poetisa, artista plástica e performer canadense Rupi Kaur, nascida na Índia, e que também assina as ilustrações presentes nesta obra. Suas produções incluem temas como a feminilidade, o amor, a perda, o abuso e a cura.
Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. A obra transporta o leitor numa jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles.

dia 24/6 - sábado - 16h
Em junho o clube de leitura Leia Mulheres selecionou o título Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, contemplando o acervo da Biblioteca Louis Braille, que completa 70 anos de existência em 2017.
Agatha Christie, escritora britânica que atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa, destacou-se no subgênero romance policial, recebendo popularmente o título de “rainha do crime”. Durante sua carreira publicou mais de 80 livros, alguns sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Neste romance, o detetive belga Hercule Poirot embarca às pressas no Expresso do Oriente para Londres. A viagem é interrompida por um assassinato e agora cabe a Poirot descobrir quem cometeu o crime.

120min - livre - Gibiteca Henfil
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

seta subir

 

Workshop Quadrinhos para todos - 2ª edição

dia 10/6 - sábado - 10h30
O evento é um encontro de fãs de quadrinhos e contempla palestras, debates, exposição de obras originais de um determinado artista, além de workshops de quadrinhos. Conforme a primeira edição realizada ano passado no CCSP, a ideia é que seja abordada a obra de um quadrinista brasileiro. O grande diferencial deste evento é promover a socialização entre pessoas com ou sem deficiência a partir de uma plataforma audiodescritiva que permite às pessoas com deficiência visual terem um panorama daquilo que está sendo produzido nos workshops. A atividade foi pensada também para integrar os eventos em comemoração aos 70 anos da Biblioteca Louis Braille.

saiba mais Sobre os realizadores
Allan Albuquerque é publicitário e produtor cultural e realizou a primeira edição de Quadrinhos para todos no CCSP. Foi consultor de projetos na Unesco e Unicef, além de ser idealizador e roteirista do projeto quadrinhos Volkan.

Omar Viñole, nascido em Lisboa, Portugal e começou sua carreira nos anos 1990. Recebeu o prêmio Ângelo Agostini de melhor arte-finalista em 2003, o prêmio HQMix de melhor publicação independente especial pelo Depois da meia noite, em 2009, e pelo lançamento de Yeshuah – onde tudo está, em 2015. Produz a web tira do Coelho Nero desde 2009, seu trabalho solo.

12 anos - Gibiteca Henfil (30 pessoas por ordem de chegada)
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

seta subir

 

veja também Quer se apresentar no CCSP e nos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo? Clique aqui para saber como enviar sua proposta

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção: Márcio Yonamine
Coordenação: Juliene Codognotto

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

Ateliê sonoro
Mediação: Marta Fonterrada e Rodrigo Taguchi
Coordenação técnica: Eduardo Neves

Narrativas CCSP
Coordenação: Chicão Santos
Captação: Celso Toquetti, Giovanni Belleza, José Amador Martins e Thaís Orchi
Edição: Chicão Santos, Giovanni Belleza e Thaís Orchi

Marcia Dutra
Coordenadora do Site  - 11 3397.4066
Divisão de Informação e Comunicação
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002
Paraíso São Paulo – SP