CCSP WEB

  • Girassóis com a Cia. Druw Girassóis com a Cia. Druw de 20 a 22/1 - sexta, às 21h; sábado, às 18h; e domingo, às 17h

 

INFANTO-JUVENIL

Cinema
O que as crianças dizem

de 12 a 29/1
O Centro Cultural São Paulo exibe a mostra O que as crianças dizem, concebida a partir de uma proposta da Curadoria de Cinema que traz, simultaneamente, reflexões sobre a produção cinematográfica, a educação e a mediação cultural. Trata-se de uma pequena seleção de filmes e animações sob a perspectiva de crianças – suas opiniões, interpretações e como elas reagem a clássicos e animações autorais sem saber nada sobre eles.

A partir de um processo experimental, crianças assistiram aos filmes selecionados para esta mostra – em sessões pré-agendadas no Centro Cultural e exibições realizadas e acompanhadas por familiares – e suas reações e depoimentos foram gravados, numa tentativa de captar a forma liberta e inocente de olhá-los e interpretá-los. Estes minivídeos serão exibidos antes e depois das sessões da mostra, em forma de trailers, instigando o espectador não apenas a acompanhar e conferir os filmes, mas também a olhar da mesma maneira das crianças.

Entre os filmes que fazem parte da programação estão clássicos e contemporâneos da Disney, como A Dama e o Vagabundo e Wall-E, e animações orientais, como Ponyo: uma amizade que veio do mar, do diretor japonês Hayao Miyazaki – que interpreta o conto da pequena sereia de uma maneira completamente diferente e autoral, fugindo da linha narrativa mais óbvia e maniqueísta da Disney.

Sala Lima Barreto (99 lugares)
grátis - a bilheteria será aberta uma hora antes do início de cada sessão para a retirada de ingressos - os ingressos não estarão disponíveis pela internet - os ingressos não estarão disponíveis pela internet - cada pessoa poderá retirar até dois ingressos

Programação

dia 12/1 - quinta

15h

Porco Rosso

17h30
Ponyo: uma amizade que veio do mar

 

dia 13/1 - sexta

15h
O rei leão

17h30
Wall-E

 

dia 14/1 - sábado

15h
Kiriku e a feiticeira

17h30
Ernest e Célestine

 

dia 15/1 - domingo

15h
Férias de verão com Coo

17h30
A marcha dos pinguins

 

dia 17/1 - terça

15h
O reino dos gatos

17h30
A Dama e o Vagabundo

 

dia 18/1 - quarta

15h
Shaun o carneiro

17h30
O menino e o mundo

 

dia 19/1 - quinta

15h
O fantástico Sr. Raposo

17h30
Alice no País das Maravilhas

 

dia 20/1 - sexta

15h
Porco Rosso

17h30
Ponyo: uma amizade que veio do mar

 

dia 21/1 - sábado

15h
O rei leão

17h30
Wall-E

 

dia 22/1 - domingo

15h
Kiriku e a feiticeira

17h30
Ernest e Célestine

 

dia 24/1 - terça

15h
Férias de verão com Coo

17h30
A marcha dos pinguins

 

dia 25/1 - quarta

15h
O reino dos gatos

17h30
A Dama e o Vagabundo

 

dia 26/1 - quinta

15h
Shaun o carneiro

17h30
O menino e o mundo

 

dia 27/1 - sexta

15h
O fantástico Sr. Raposo

17h30
Alice no País das Maravilhas

 

dia 28/1 - sábado

15h
Porco Rosso

17h30
Ponyo: uma amizade que veio do mar

 

dia 29/1 - domingo

15h
O rei leão

17h30
Wall-E

Sinopses e fichas técnicas

Alice no País das Maravilhas
(Alice in Wonderland, EUA, 1951, 75min, animação, DCP, livre)
direção: Hamilton Luske
Alice é uma garota curiosa e cansada da monotonia de sua vida. Um dia, ao seguir o apressado Coelho Branco, ela entra no País das Maravilhas. Lá ela conhece diversos seres incríveis, como o Chapeleiro Louco, o Mestre Gato, a Lagarta e a Rainha de Copas.

A Dama e o Vagabundo
(Lady and the Tramp, EUA, 1955, 75min, animação, DCP, livre)
direção: Hamilton Luske e Clyde Geronimi
Dama é uma cadelinha da raça cocker spaniel, que vive na mordomia e no acolhimento da casa de seus donos. Ela sempre recebeu carinho e tudo o que queria, entretanto ela começa a se sentir em segundo plano quando sua dona engravida. Justamente nessa fase ela conhece Vagabundo, um cachorro de rua, vira-lata e que tem se virar para sobreviver. Um dia a dona de Dama viaja e deixa o bebê recém-nascido sob os cuidados de uma tia, que tem dois malvados gatos siameses. Eles armam uma tremenda confusão e culpam a cadelinha, que, para se proteger, tem de fugir. Dama então se perde na cidade e vai depender da ajuda de Vagabundo para sobreviver e também para voltar aos seus donos.

Ernest e Célestine
(Ernest et Célestine, França, 2012, 76min, animação, dublado, DCP, livre)
Na sociedade tradicional dos ursos, a amizade entre eles e os ratos não é algo bem visto. Ernest é um grande urso, palhaço e músico, que vai acolher em sua casa a ratinha Célestine, uma orfã que escapou do mundo subterrâneo dos roedores. Com muita amizade, os dois vão encontrar uma vida confortável, mudando, para sempre, as normas desse mundo.

O fantástico Sr. Raposo
(Fantastic Mr. Fox, EUA, 2009, 88min, animação, DCP, livre)
direção: Wes Anderson
O Sr. Raposo, a Sra. Raposa e seu filho vão morar em uma árvore, localizada em uma colina. Lá eles têm como vizinhos o coelho, o texugo e a doninha, entre outros animais, todos com as respectivas famílias. O Sr. Raposo prometeu à esposa que deixaria a vida de roubos de galinhas, já que ela estava grávida. Desde então ele iniciou uma respeitável carreira de colunista de jornal. Porém, a proximidade do novo lar com as fazendas de Boggis, Bunce e Bean faz com que volte à velha vida, às escondidas. Só que logo o trio de fazendeiros se une para capturá-lo.

Férias de verão com Coo
(Kappa no Coo to Natsuasumi, Japão, 2007, 138min, animação, DCP, livre)
direção: Keiichi Hara
Um pequeno e solitário kappa (ser aquático do folclore japonês) chamado Coo, que sobrevive milagrosamente por mais de 200 anos, é encontrado pelo jovem solitário Koichi e secretamente adotado por sua família. Quando começa a chamar a atenção de toda a cidade ao ser descoberta, a pequena criatura precisará confrontar seu trágico passado, a fim de preservar sua espécie, sua paz interior e seu bem-estar num mundo drasticamente transformado.

Kiriku e a feiticeira
(Kirikou et la sorcière, França, 1999, 70min, animação, digital,)
Na África Ocidental nasce um menino minúsculo chamado Kiriku, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia do garoto, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Ao confrontá-la, Kiriku vai passar por muitos perigos e se aventurar por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.

A marcha dos pinguins
(La Marche de l'empereur, França, 2004, 85min, documentário, DCP, livre)
direção: Luc Jacquet
A cada inverno na Antártica, o local mais inabitável da Terra, milhares de pinguins imperadores abandonam a segurança do oceano e sobem para a terra congelada, na intenção de iniciar uma longa jornada rumo ao interior. Em fila indiana, os pinguins marcham para o terreno de reprodução tradicional da espécie. As fêmeas permanecem no local apenas o tempo necessário para a procriação, iniciando, logo após, sua viagem de retorno por 200 quilômetros de gelo rumo ao mar cheio de peixes. Os imperadores machos permanecem para guardar e chocar os ovos. Após quatro meses, durante os quais nada comem, ovos começam a se partir e os filhotes nascem. Entretanto, eles apenas conseguem sobreviver por 48 horas sem comida, dependendo do retorno dos imperadores fêmeas ao local, que precisam trazer comida do oceano.

O menino e o mundo
(Brasil, 2014, 85min, animação, DCP, livre)
direção: Alê Abreu
Um garoto mora com o pai e a mãe em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, ele encontra uma sociedade marcada por pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Ponyo: uma amizade que veio do mar
(Gake No Ue No Ponyo, Japão, 2008, animação, 92min, dublado, DCP, livre)
direção: Hayao Miyazaki
Sosuke é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista do Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, um peixinho fêmea cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele a salva e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto, que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne ao oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.

Porco Rosso
(Kurenai no Buta, 1992, 94min, digital, animação)
Marco Porcellino, mais conhecido como Porco Rosso, por conta de sua aparência de um suíno humanoide, é um exímio aviador que trabalha como caçador de recompensa, enfrentando piratas aéreos na Itália fascista do começo dos anos 1930. Seu grande rival nos ares e na afeição das mulheres é Donald Curtis, que não lhe dará descanso enquanto não conseguir derrubá-lo.

O rei leão
(The Lion King, EUA, 1994, 89min, animação, DCP, livre)
Mufasa, o rei leão, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas, ao crescer, é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

O reino dos gatos
(Neko no ongaeshi, Japão, 2004, 74min, animação, DCP, livre)
direção: Hiroyuki Morita
Após salvar um gato de ser atropelado, Haru, uma menina preguiçosa e que sempre se atrasa para a escola, recebe a visita do rei dos gatos. Ele a convida para conhecer seu reino, onde os animais falam e se comportam como seres humanos.

Shaun o carneiro
(Shaun The Sheep, 2015, 75 min, digital, animação)
Shaun é um carneiro que resolve tirar um dia de folga com os outros animais, para sair da rotina da fazenda. Acidentalmente ele acaba mandando o carinhoso fazendeiro para a cidade grande e lá ele perde a memória. Os animais, então, comandados por Shaun, vão aprontar altas confusões no caos urbano para trazer o dono de volta para casa.

Wall-E
(EUA, 2008, animação, 97min, dublado, DCP, livre)
direção: Andrew Stanton
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao autoconserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

seta subir

 

Dança
Girassóis com a Cia. Druw

de 20 a 22/1 - sexta, às 21h; sábado, às 18h; e domingo, às 17h
O espetáculo de dança infantojuvenil Girassóis, inspirado nas obras de Vincent Van Gogh, segue o fluxo de plantar e colher, em corpos que pulsam pinceladas carregadas de emoção. Os quadros camponeses, Comedores de batatas, Semeador, Noite Estrelada, O Quarto, Casa Amarela, Girassóis, os personagens que habitam seus retratos, como O carteiro, O escolar, La Mousmè, Gauguin, Segatóri, Srta. Gachet no piano, e os autorretratos de Van Gogh nos serviram de inspiração, levando-nos a um roteiro leve, lúdico e poético.
direção, concepção e roteiro: Miriam Druwe - intérpretes: Anderson Gouvêa, Adriana Guidotte, Alessandra Fioravatti, Elizandro Carneiro, Felipe Sacon, Manuela Fadul e Orlando Dantas - direção cênica: Silvia Leblon

60min - livre - Sala Jardel Filho (321 lugares)
R$15,00 - a venda estará disponível na bilheteria em seu horário de funcionamento (terça a sábado, das 13h às 21h30; e domingos, das 13h às 20h30), e no site Ingresso Rápido a partir de 30 dias antes do evento

seta topo

 

Teatro
Bichos do Brasil

Aniversário da cidade de São Paulo no CCSP
dia 25/1 - quarta - 14h

Bichos do Brasil retrata a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos. Pautado nos bonecos e na música, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. O espetáculo é composto de 15 esquetes que retratam o cotidiano dos animais numa selva tropical e é também uma tentativa de manter viva a presença de nossos animais no imaginário popular. Afinal, eles exercem influência como fonte inspiradora dos mitos populares brasileiros.
Infantil/dança - direção: Beto Andreetta, Beto Lima e Hugo Possolo - elenco: Mateus Romero, Cristiano Bacelar e Luara Bolandini

livre - 50min - Espaço de Convivência
grátis - sem necessidade de retirada de ingresso

Clique aqui para conhecer a programação completa do aniversário da cidade de São Paulo no CCSP

seta topo

 

Teatro
Chiquita Bacana no Reino das bananas

Aniversário da cidade de São Paulo no CCSP
dia 25/1 - quarta - 15h

O texto retrata o absurdo de uma menina estar sendo acusada de ter comido uma banana no Reino das bananas. A história se passa em um país comandado pelo Rei Leonino, onde os outros animais estão perdendo suas funções sociais. Apenas os espectadores poderão decidir o que irá acontecer no final.
texto: Reinaldo Maia - encenação: Dagoberto Feliz - elenco: Bruno Camargo, Camila Spinella Vaz, Clarissa Moser, Gabriel Hirschhorn, Juliana Tedeschi, Laruama Alves, Leandro Goulart, Lui Seixas, Marcellus Beghelle, Nuno Carvalho, Rafael Sampaio, Tarcila Tanhã, Thomas Basso

livre - 60min - Sala Adoniran Barbosa
grátis - a bilheteria será aberta a partir das 13h30 para a retirada de ingressos - os ingressos não estarão disponíveis pela internet - cada pessoa poderá retirar até dois ingressos

Clique aqui para conhecer a programação completa do aniversário da cidade de São Paulo no CCSP

seta topo

 

Teatro
Sobre o voo

de 4/2 a 12/3 - sábados e domingos - 16h
Três divertidas mecânicas de um hangar contam a poética e bem-humorada história de Alberto Santos Dumont por meio do teatro de sombras e do teatro de bonecos articulados. Apresentam a infância de Alberto, seu crescimento e seu encontro com o mundo das “engenhocas” e engrenagens. Incentivado por seu pai, ele mergulha no mundo dos estudos e só o anúncio de um passeio de balão consegue distraí-lo. Então, Santos Dumont faz seu primeiro voo e, a partir disso, começa a criar balões, dirigíveis e naves mais pesadas que o ar. No final do espetáculo sombras de aviões ocupam todo o espaço teatral, na cena em que ele abre a patente de sua invenção: seu aeroplano Demoiselle.
textos: Paulo Rogério Lopes - direção: Kika Antunes e Silvana Marcondes - elenco: Amanda Vieira, Evelyn Cristina e Silvana Marcondes - produção: Cia. Pavio de Abajour e Kika Antunes

50min - livre - Sala Jardel Filho (321 lugares)
R$20,00 - a venda estará disponível na bilheteria em seu horário de funcionamento (terça a sábado, das 13h às 21h30; domingos, das 13h às 20h30), e no site Ingresso Rápido a partir de 30 dias antes do evento (mesmo no caso de temporadas longas) - preço popular: R$3,00 (dia 12/2) - serão vendidos apenas dois ingressos por pessoa, na bilheteria do CCSP, que será aberta somente duas horas antes do início do espetáculo - os ingressos não estarão disponíveis pela internet

aviso Nos dias 25 e 26/2 não haverá espetáculo

veja também Como parte da temporada da peça, haverá as oficinas Objetos Voadores e Teatro de Sombras

seta topo

 

Contação de histórias
Toda forma de amor

de 4 a 26/2 - sábados e domingos - 14h30
Uma pessoa pode comer um peixe e se apaixonar? Um grão de areia pode querer se casar com uma estrela? Uma princesa pode não querer noivar e, ainda assim, amar? Uma galinha pode deixar toda sua pompa de lado para ver que o que interessa é se sujar na lama? O amor pode responder todas essas questões e é nisso que se debruça essa temporada de contação de histórias com a Cia. Arte Negus – apresentar inusitadas formas de amar da literatura e do folclore.
histórias: Beijo Não!, de Tatiana Belinky, A Princesa Sabichona, de Babette Cole, Divina Albertina, de Christine Davenier, e O Pequenino Grão de Areia, de Giba Pedroza
contadores: Augusto Figliaggi e Elaine Guarani - roteiro: Cia. Arte Negus

60min - a partir de 6 anos - Sala de Leitura Infantojuvenil
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

aviso Nos dias 25 e 26/2 haverá interpretação em Libras

seta topo

 

veja também Quer se apresentar no CCSP e nos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo? Clique aqui para saber como enviar sua proposta

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção: Márcio Yonamine
Coordenação: Juliene Codognotto

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

Ateliê sonoro
Mediação: Marta Fonterrada e Rodrigo Taguchi
Coordenação técnica: Eduardo Neves

Narrativas CCSP
Coordenação: Chicão Santos
Captação: Celso Toquetti, Giovanni Belleza, José Amador Martins e Thaís Orchi
Edição: Chicão Santos, Giovanni Belleza e Thaís Orchi

Marcia Dutra
Coordenadora do Site  - 11 3397.4066
Divisão de Informação e Comunicação
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002
Paraíso São Paulo – SP