CCSP WEB

  • Nordeste reinventado na imagem gravada Nordeste reinventado na imagem gravada até 12/10 - Imagem: Xilogravura de Stênio Diniz
  • Quando cai o céu Quando cai o céu até 7/12 - Foto: Divulgação

 

EXPOSIÇÕES

Nordeste reinventado na imagem gravada

até 12/10
curadoria: Bené Fonteles
A mostra procura compreender pela vasta iconografia da xilogravura nordestina – com mais de um século de atuação gráfica – como o artista popular do Nordeste pode criar um extraordinário acervo de imagens e com ele construir um rico imaginário que relevou uma região em suas amplas nuanças culturais e políticas, econômicas e religiosas. Recriando costumes e crendices, desvelando e criticando o viciado sistema social, dando nova face fantástica ao real e desafiando-o com uma imaginação sem limites, a arte de gravar na madeira dos artistas do povo, herdada das tradições gráficas da idade média e vinda pela Península Ibérica, vai ressoar em experiências pessoais exemplares para contribuir e inspirar também a arte contemporânea. Da tradição à contemporaneidade, de Mestre Noza a Francisco de Almeida, de J. Borges a Samico, a mostra é composta de cerca de 200 xilogravuras, dos artistas populares aos contemporâneos, totalizando 25 gravadores.
Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Piso Caio Graco

obs Lançamento do catálogo da mostra
A exposição Nordeste reinventado na imagem gravada terá seu catálogo lançado no dia 9/10, às 19h, aqui no Centro Cultural. Na ocasião, o curador Bené Fonteles formalizará a doação de 490 gravuras para o acervo da Coleção de Arte da Cidade, atualmente sob os cuidados do CCSP. Haverá também uma apresentação musical do grupo Xaxado Novo.

seta subir

 

Os anos de chumbo

até 12/10

O imaginário dos 50 anos do Golpe

coordenação: Ana Maria Rebouças - curadoria: Ana Maria Rebouças (teatro) e Maria Cristina Lopes Coelho (dança) - arte: Divisão de Informação e Comunicação | Olivia Locatelli (coordenação), Solange Azevedo, Yeda Gonçalves de Oliveira, Adriane Bertini, Edmarcio Silva - plotagem: Tipografia Visual - suporte de pesquisa e digitalização de imagens: Divisão de Acervo, Documentação e Conservação | Edney Brito, Flávia Palladino, Joyce Porto, Marina de Siqueira Pozzoli, Roberto Diem, Victor Matheus Fernandes de Santana
Esta exposição abarca a produção de teatro e dança durante o período de vigência do Ato Institucional nº 5, o AI-5 (1968-1979), que entregou o país às forças mais retrógradas, violentas e obscurantistas de nossa história. A exposição Os anos de chumbo será instalada progressivamente, com painéis adesivados nos vidros do CCSP a partir do mês de agosto, até completar-se, com a conclusão de cinco alas: 1. Teatro de Agressão contra a Institucionalização do Estado Autoritário, 2. Os Estertores da Resistência, 3. Os Novos Dramaturgos da Geração de 1969 e Uma Homenagem aos Mestres Plínio Marcos, Oduvaldo Vianna Filho e Gianfrancesco Guarnieri; 4. As Feridas Expostas no Palco; 5. Teatro, Música, Dança e a Ópera do Fim do Milagre Econômico. A maior parte dos documentos pertence ao acervo de teatro e dança do Arquivo Multimeios do CCSP. Os anos de chumbo dá prosseguimento à proposta expositiva do projeto O imaginário dos 50 anos do golpe, que se iniciou em abril com a exposição Fora do sistema, sobre a produção artística nos anos de abertura política.
Terça a sexta, das 10h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Área de convivência e Espaço Flávio Império (Foyer)

seta subir

 

II Mostra do Programa de Exposições 2014

até 26/10
A II Mostra do Programa de Exposições 2014 apresenta as individuais simultâneas dos artistas Alexandre Brandão, Vitor Butkus, Zed Nesti e Shima. Em paralelo, Mônica Nador expõe um projeto recente a convite da Curadoria de Artes Visuais.
Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Piso Caio Graco

saiba mais Clique aqui e leia textos críticos sobre a obra dos artistas participantes da II Mostra

vídeo Veja no +CCSP os depoimentos dos artistas Edith Derdyk, Jaime Lauriano, Mai-Britt Wolthers, Nazareno Rodrigues, Renata De Bonis e Rodrigo Sassi, que participaram da I Mostra do Programa de Exposições 2014

seta subir

 

Fanzine – A revista independente

até 5/12
Fanzine é a tradução literal para revista de fã, material editado por fãs no qual é abordado um assunto específico, seja ele histórias em quadrinhos, ficção científica, música, cultura, etc. Atualmente este termo é usado para englobar toda produção feita de maneira independente. Esta exposição é um panorama do rico acervo de fanzines que a Gibiteca Henfil disponibiliza a seu público.
Terça a sexta, das 10h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Gibiteca Henfil

seta subir

 

Quando cai o céu

até 7/12
curadoria: Bernardo Mosqueira
A exposição individual do artista Ivan Grilo apresenta obras desenvolvidas a partir de intensa pesquisa no Acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, projeto organizado por Mário de Andrade, cuja coleção está hoje alocado no Centro Cultural São Paulo. Com curadoria de Bernardo Mosqueira, a mostra traça relações entre as culturas brasileira e africana (mais especificamente do Benin), a partir de pesquisas realizadas pelo artista na Bahia, estado ausente nas visitas da Missão. O projeto foi contemplado pelo Edital PROAC Artes Visuais, do Governo do Estado de São Paulo.
Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Piso Flávio de Carvalho

veja também Veja também: Hotsite Missão de Pesquisas Folclóricas - Cadernetas de Campo apresenta 21 cadernetas digitalizadas e registros audiovisuais da Missão idealizada por Mário de Andrade

seta subir

 

Uma modernidade paralela
Arquitetura soviética 1956-1991

até 21/12
Quase 25 anos após a corrosão da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), para além das fronteiras do antigo Império, pouco se sabe sobre o tecido social que a sustentava. Arquitetura e urbanismo foram dois de seus pilares mais fortes: criando tanto um sentimento de união social como também sendo um dos agentes de sua dissolução. Esse continente arquitetônico, afligido por contradições internas que se desdobravam em um espaço homogeneizado, é repleto de obras de arte à espera do descobrimento formal. Uma modernidade paralela - Arquitetura soviética 1956-1991 explora essa paisagem e uma abordagem da construção de uma ideia essencialmente diferente de sociedade.
Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Piso Flávio de Carvalho

seta subir

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação - Direção
Márcio Yonamine

Coordenação do Site
Marcia Dutra

Conteúdo online
Márcia Dutra, Juliene Codognotto, Vinícius Máximo, Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: Sossô Parma e João Mussolin

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini e Solange Azevedo
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva
Estagiário: Mel Schultz Videira

LabRádio
Coordenação: Ângela Volcov
Produção: Rita Lorenzato
Coordenação técnica: Eduardo Neves
Estagiária: Camila Matos

LabVídeo
Coordenação e edição de vídeo: Alessandro Santos Nascimento
Captação de imagens: Celso Toquetti, José Amador Martins e Laís Cristina Franco Gomes
Estagiária: Sofia Zocch