CCSP WEB

  • Circo malabarístico Circo malabarístico dia 8/10 - Foto: Divulgação
  • 2POR4 2POR4 dia 10/10 - Foto: Divulgação
  • Uma arriscada trama de picadeiro e asfalto Uma arriscada trama de picadeiro e asfalto dia 11/10 - Foto: Tarcio Gama
  • Chico e Vinicius para crianças Chico e Vinicius para crianças dia 12/10 - Foto: Tadeu Loppara

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Mês da criança - Palhaçarias

em outubro
O Centro Cultural São Paulo recebe o Palhaçarias em outubro. Um mês inteiro de reverência à antiquíssima arte de fazer rir. O superlativo "antiquíssima" se refere aos tempos medievais em que os bobos da corte tinham, por dever, fazer o rei e seus convidados se divertirem nos grandes eventos palacianos. Shakespeare soube utilizar a comédia em Hamlet, na cena dos "Comediantes", para desmascarar o rei. Charles Chaplin será sempre o eterno "palhaço" tristonho, porém inimitável. A lista é grande. Desde esses tempos até os dias de hoje os comediantes, os saltimbancos, os palhaços, os clowns, foram deixando um rastro de popularidade na arte de fazer a diversão das plateias. No Brasil, também tivemos e temos excelentes palhaços, entre eles os pioneiros, como Piolim. Na era moderna ou nos dias de hoje, ser palhaço ou clown, artista de circo, cantor-palhaço, está multifacetado pela diversidade da atuação dos artistas que se dedicam à arte do riso. Fazer rir não é tão fácil assim...

No Palhaçarias, o CCSP recebe significativos artistas do riso, do nonsense, que compõem um quadro cômico diverso, cada qual com sua marca própria. O convite, com entrada franca, é feito a toda população de São Paulo e aos cidadãos de qualquer idade.

Confira no vídeo abaixo o convite da curadora de teatro infanto-juvenil do CCSP, Lizette Negreiros:

 

Carpinteiros em domicílio

dia 7/10 - terça - 14h30
concepção e direção: Cia. Suno - elenco: Helena Figueira e Duba Becker
(50min, livre)
Fruto da pesquisa da Cia. Suno na linguagem do palhaço, Carpinteiros em domicílio é um espetáculo de jogo e cumplicidade entre os personagens Sanduba e Fiorella. Neste espetáculo os dois palhaços chegam com monociclos carregando madeiras para iniciarem uma obra. Ao identificarem o espaço iniciam uma divertida e inusitada reforma, repleta de palhaçadas, números de rola-rola e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público.
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Áreas de convivência

seta subir

 

Circo malabarístico

dia 8/10 - quarta - 14h30
direção: Processo colaborativo Grupo Irmãos Becker - concepção: Cristina Becker - elenco: André Becker, Eduardo Becker
(50min, livre)
Os Irmãos Becker exploram a criatividade, a plasticidade e a diversidade de materiais. São dois malabaristas cômicos que, além das tradicionais bolas e claves, incluem no espetáculo os mais variados objetos, como tochas e facas. Os cones de rua também são explorados em manobras e improvisos com ângulos e escalas surpreendentes.
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Área de convivência

seta subir

 

2POR4

dia 10/10 - sexta - 14h30
com: Grupo Esparrama - direção cênica: Kleber Brianez - elenco: Lígia Campos e Rani Guerra
(45min, livre)
Um Quarteto de Cordas chega para realizar mais uma de suas apresentações e é surpreendido por dois palhaços que estão disputando para decidir quem será o grande regente do dia. Durante esta competição os palhaços/maestros demonstram suas "habilidades" musicais e acabam por apresentar de forma divertida os instrumentos de um quarteto e as propriedades do som. Por fim, descobrem que só estando em harmonia o espetáculo acontecerá.
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Área de convivência

vídeo Confira no +CCSP o programa Bastidores - Palhaçarias com a atriz Lígia Campos

seta subir

 

Canções de Cecília

dia 10/10 - sexta - 16h
Canções de Cecília – poemas do livro Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, transformados em inspiradas canções pelo compositor Celso Delneri. Andrea Kaiser canta acompanhada do compositor, ao violão.
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Sala Adoniran Barbosa

Suíte de canções
1. Abertura
2. Ou isto ou aquilo
3. A bailarina
4. Uma palmada bem dada
5. Brincadeiras
6. Cantiga da babá
7. A língua do nhem
8. Bolhas
9. O eco
10. Brincadeiras
11. Leilão de jardim
12. O último andar
13. O lagarto medroso
14. Final e reprise

seta subir

 

Uma arriscada trama de picadeiro e asfalto

dia 11/10 - sábado - 17h
com: Grupo Circo Teatro Palombar - direção: Adriano Mauriz - elenco: Adriano Mauriz, Esmael Francisco, Guilherme Torres, Henrique Nobre, Leonardo Galdino, Marcelo Nobre, Paulo Wesley e Rafael Garcia
(90min, livre)
Dimbo é um vendedor de pipocas que tinha o sonho de ingressar no circo, até que um dia se depara com uma trupe que o convida a acompanhá-los. A partir daí, ele mergulha na memória do circo levando o público por meio de uma narrativa divertida e envolvente que conta um pouco da história do circo através dos tempos: antiguidade, circo moderno, a chegada do circo no Brasil e o circo contemporâneo, a partir de cenas que mesclam o teatro, acrobacias, pirofagia, malabarismo, entre outras técnicas para contar as aventuras da trupe.
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Área de convivência

seta subir

 

Ensaio sob a chuva

dia 12/10 - domingo - 16h
texto: Cia. Suno - direção: André de Araújo - elenco: Helena Figueira e Duba Becker
Drama. (50min, livre)
De repente é sábado e todos querem sair e se divertir. Mas, subitamente, cai uma chuva torrencial e a perspectiva de um fim de semana cheio de emoções se converte em um tédio que parece não ter fim. Assim seria normalmente, mas não para os palhaços Sanduba e Fiorella, que fazem de sua própria casa um grande espaço de brincadeiras, onde nem goteiras, trovões e falta de luz são empecilhos para constituir um universo fantástico, repleto de guarda-chuvas, baldes, geleiras e até um elefante.
Entrada franca - retirada de ingressos: na bilheteria, até dois ingressos por pessoa, duas horas antes do início do espetáculo
Sala Jardel Filho (321 lugares)

observação O espetáculo segue em temporada na Sala Jardel Filho até 2/11, com sessões aos sábados e domingos e ingressos a R$15

obs Confira no programa Bastidores a entrevista com os atores Helena Figueira e Duba Becker

observação No dia 7/10, às 14h30, haverá uma intervenção clownesca da Cia. Suno nas áreas de convivência do CCSP

seta subir

 

Chico e Vinicius para crianças

dia 12/10 - domingo - 18h
Carlos Navas apresenta um passeio lúdico pela beleza das canções do Poetinha Vinicius de Moraes eternizadas na série Arca de Noé, dos anos 1980, e pela obra que Chico Buarque dedicou às crianças. Clássicos como A casa, O pato, Ciranda da bailarina e História de uma gata são alguns dos pontos altos deste espetáculo alegre e interativo. (50min, livre)
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Sala Adoniran Barbosa

vídeo Confira no +CCSP o programa Bastidores - Palhaçarias com o cantor Carlos Navas

seta subir

 

Música Livre: 300 anos de BaRock

dias 2, 9, 16, 23 e 30/10 - quintas - 10h30
sessão extra: dia 9/10, quinta, às 14h
O projeto Música Livre pretende sensibilizar a criança para o mundo dos sons e, a partir daí, dos sons organizados, apresentando música de diferentes estilos e com grande potencial de comunicação. Um mediador irá facilitar a aproximação com o público e o diálogo com as obras executadas. Iniciaremos a série com o espetáculo 300 anos de Barock, do Conjunto de Música Antiga da USP. O programa é dedicado a Vivaldi, grande inovador barroco que mescla contrastes harmônicos com temas e melodias exuberantes. O Conjunto de Música Antiga da USP toca em cópias de instrumentos da época, com toda a riqueza retórica característica deste repertório.
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Sala Adoniran Barbosa (622 lugares)

Para agendamento de grupos escolares:

email visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br

vídeo Confira no +CCSP o programa Bastidores - Palhaçarias com o músico Mario Videira, do Conjunto de Música Antiga da USP

seta subir

 

Oficina de bonecos e fantoches

de 4 a 29/10
com: Cia. Laço de Abraço
Para prestigiar o mês das crianças, vamos oferecer uma série de oficinas em que as crianças aprenderão a fazer bonecos e fantoches com retalhos e materiais recicláveis.

Público: crianças de 4 a 12 anos

sem inscrição Oficina aberta: não há necessidade de inscrição - datas da oficina: dias 4, 12, 18 e 25/10, sábados e domingos, das 13h às 14h; 29/10, quarta, às 11h - Sala de Leitura Infanto-juvenil da Biblioteca Sérgio Milliet

vídeo Confira no +CCSP o programa Bastidores - Palhaçarias com a atriz Raiani Teichmann, da Cia. Laço de Abraço

seta subir

 

Contação de histórias - Tricotando histórias

dias 4, 11, 12, 18, 19 e 25/10 - sábados e domingos - das 14h30 às 15h30
A Cia. Circo de Trapo trará toda a sua experiência e graça para a contação de histórias deste mês. Com atores, músicos, palhaços e contadores, apresentarão contos como O espelho mágico e os conselhos do burro, Sopa de pedras e o caso da cenoura, O leão e o camundongo, entre outras. Brincadeiras, palhaçadas, músicas e, claro, muitas histórias para celebrar o mês das crianças.
Sala de Leitura Infanto-juvenil da Biblioteca Sérgio Milliet
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos

libras No dia 25/10, haverá interpretação em Libras

seta subir

 

Estudos em site specific

dia 28/10 - terça - 10h30
com: Celso Amâncio, Simone Lima, Karime Nivoloni e Paulo Farah
As crianças da EMIA poderão conhecer os processos criativos de construção do projeto Novas Criações: Site Specific – que promove obras coreográficas elaboradas para os espaços do CCSP. Com seus professores, as turmas de momentos pedagógicos diferentes (quartetos, iniciação artística e oficina de dança) escolhem um local do CCSP para fazer uma intervenção artística pautada na integração das linguagens de dança, teatro, artes visuais e música. Esta ação integra o Encontro dos Programas PIA, Vocacional e da escola EMIA (direção: Andrea Fraga - coordenação de dança: Priscilla Vilas Boas). (10min, livre)
Entrada franca - sem necessidade de retirada de ingressos
Espaço Missão

seta subir
ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção: Márcio Yonamine
Coordenação: Juliene Codognotto

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

Ateliê sonoro
Mediação: Marta Fonterrada e Rodrigo Taguchi
Coordenação técnica: Eduardo Neves

Narrativas CCSP
Coordenação: Chicão Santos
Captação: Celso Toquetti, Giovanni Belleza, José Amador Martins e Thaís Orchi
Edição: Chicão Santos, Giovanni Belleza e Thaís Orchi

Marcia Dutra
Coordenadora do Site  - 11 3397.4066
Divisão de Informação e Comunicação
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002
Paraíso São Paulo – SP