CCSP WEB

  • Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade


DEBATES E PALESTRAS

Ponto de encontro - Leituras

João Anzanello Carrascoza
dia 4/5 - quinta - 19h30
Presença de João Anzanello Carrascoza, renomado escritor contemporâneo brasileiro, que, em um bate-papo com o público, abordará sua trajetória literária e falará especialmente sobre sua recém-lançada obra Trilogia do adeus, que reúne os romances Caderno de um ausente, Menina escrevendo com pai e A pele da terra.

Sobre o convidado
João Anzanello Carrascoza - Além de Trilogia do adeus, é autor de vários livros de contos: O volume do silêncio, Tempo justo e Diário das coincidências, entre outros. Recebeu os prêmios Jabuti (CBL), Radio France Internationale (RFI), Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

90min - livre - Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas)
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

seta subir

 

Seminário internacional Onde estão as mulheres arquitetas?

de 16 a 19/5
Segundo pesquisa recente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, 61% dos registros profissionais no País são de mulheres; entretanto, paradoxalmente, elas têm ocupado poucos postos de protagonismo na prática. Por outro lado, há mais de duas décadas, cursos de arquitetura e urbanismo vêm sendo prioritariamente procurados por mulheres.

O seminário internacional Onde estão as mulheres arquitetas? convida profissionais de destaque nos âmbitos nacional e estrangeiro, professores de diversas universidades e estudantes para debater e refletir sobre a presença e a relevância da mulher no campo da arquitetura e do urbanismo. O seminário é um evento com parceria de fomento firmada entre a Associação Amigos do CCSP e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).

Sala Adoniran Barbosa

Inscrições

de 21/4 a 14/5 para o público em geral (divulgação dos selecionados no dia 15/5) - vagas: 540 - clique aqui para ver os selecionados
de 21/4 a 3/5 para os coletivos interessados em apresentar ações no evento (divulgação dos selecionados no dia 10/5) - vagas: 10 coletivos com no máximo 10 pessoas em cada - clique aqui para ver os selecionados

Programação

dia 16/5 - terça

Onde estão as mulheres arquitetas? O estado da questão
Esta roda de conversa tem como objetivo introduzir a questão. Ou seja, expor o estado atual das pesquisas historiográficas que se fizeram até hoje sobre a atuação da mulher no campo da arquitetura e do urbanismo.
As convidadas são professoras de várias universidades, que possuem uma reflexão encaminhada nesse sentido.

das 15h30 às 16h
Ação dos coletivos selecionados

das 16h30 às 19h
Roda de conversa com professora doutora Joana Mello de Carvalho e Silva, (FAU-USP), professora doutora Ana Gabriela Godinho Lima (FAU-Mackenzie), professora doutora Maribel Aliaga (FAU-Universidade de Brasília-UnB) e professora doutora Ana Paula Koury (Universidade São Judas Tadeu)

das 20h às 22h
Palestra com Despina Stratigakos (Institute for Advanced Study in Princeton, Nova York), professora doutora Ana Gabriela Godinho Lima (FAU-Mackenzie) - mediação da professora doutora Catherine Otondo (Base Urbana)

 

dia 17/5 - quarta

O ensino de projeto e a prática profissional
Sabendo que o estudo de arquitetura e urbanismo tem sido procurado prioritariamente por jovens mulheres há mais de duas décadas, como explicar a sua invisibilidade no campo da prática? Será que os modelos de ensino aplicados nas escolas estão descolados da realidade do campo de trabalho?
Convidamos professoras de Projeto de Arquitetura e Urbanismo de várias escolas para que, a partir de sua experiência com seus alunos, possam contribuir com seus testemunhos em relação a esta pergunta.

das 15h30 às 16h
Ação dos coletivos selecionados

das 16h30 às 19h
Roda de conversa com professora doutora Lizete Rubano (FAU-Mackenzie), professora doutora Paula Santoro (FAU-USP), professora doutora Carolina Tonetti (Escola da Cidade), professora doutora Marta Bogéa (FAU-USP), professora doutora Helena Ayoub (FAU-USP) e professora Tania Fontenele (Universidade de Brasília–UnB)

das 20h às 22h
Palestra com PhD arch. Maria Andrea Tápia (Escola de Arquitetura, Arte y Desenho da Universidade Nacional de Rio Negro) e professora doutora Paula Santoro (FAU-USP) - mediação da professora doutora Marina Grinover (Base Urbana)

 

dia 18/5 - quinta

Eles + Elas - relações de parcerias de trabalho entre homens e mulheres
O Seminário tem como premissa ampliar e valorizar o campo da arquitetura e urbanismo como um todo. Assim, a presença dos homens nas conversas é fundamental.
Para esse dia convidamos professores e profissionais homens de diversas áreas de atuação na prática e no ensino de arquitetura e urbanismo. Montamos um painel composto de profissionais de várias gerações, que irão nos contar sobre parcerias em trabalhos com mulheres e como enxergam esse tema.

das 15h30 às 16h
Ação dos coletivos selecionados

das 16h30 às 19h
Roda de conversa com professor doutor Geraldo Vespaziano Puntoni (FAAP e Escola da Cidade), professor doutor Antonio Carlos Barossi (FAU-USP e Escola da Cidade), professor doutor Carlos Alberto Maciel (FAU-EA-UFMG) e professor Pedro Vada (Escola da Cidade)

das 20h às 22h
Palestra com Cazú Zegers (Arquiteta e Urbanista de Santiago, Chile) e Arq. Fernando Serapião (Revista Monolito) - mediação de professora doutora Catherine Otondo (Base Urbana)

 

dia 19/5 - sexta

Mulheres e a prática profissional
O último painel do Seminário trata do campo específico da prática. Se a questão é compreender como o trabalho da mulher pode se tornar mais visível e transformador, convidamos mulheres que já estão trilhando esse caminho. Nossas convidadas têm experiências variadas, seja no setor público como no privado, seja em pequenos escritórios particulares ou em grandes empresas.

das 15h30 às 16h
Ação dos coletivos selecionados

das 16h30 às 19h
Roda de conversa com professora doutora Arq. Elizabete França (FAU-FAAP e USP Cidades PECE POLI), professora doutora Anne Marie Sumner (FAU-Mackenzie), arquiteta urbanista Adriana Blay Levisky e arquiteta urbanista Tais Cristina da Silva

das 19h às 20h
Encerramento

aviso Em todos os dias do seminário, das 11h às 15h, haverá workshops fechados ao público para estudantes de instituições de ensino
aviso
Haverá certificado digital de participação que será emitido em até 30 dias após o evento
aviso Será feito credenciamento a partir das 10h em todos os dias do seminário

seta subir

 

O que significa ser artista no Brasil?

dia 30/5 - terça - 21h15 (após a apresentação da peça Cavalos)
A Cia Zero8 de Teatro, dirigida por Lucienne Guedes, composta por atores jovens em sua primeira experimentação profissional, sentiram a necessidade de pensar e discutir com mais profundidade o significado de ser artista neste país nos dias de hoje, a partir do processo de criação do espetáculo Cavalos (teatro jovem que estreia no CCSP no dia 9/5), inspirado na obra do escritor Luiz Ruffato, cuja temática é sobre a cidade de São Paulo. Este encontro será com o grupo, público e convidados.
com: Luiz Ruffato (escritor) e Maria Giulia Pinheiro (atriz e jornalista)

90min - Sala Adoniran Barbosa
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

seta subir

 

veja também Quer se apresentar no CCSP e nos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo? Clique aqui para saber como enviar sua proposta

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção: Márcio Yonamine
Coordenação: Juliene Codognotto

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

Ateliê sonoro
Mediação: Marta Fonterrada e Rodrigo Taguchi
Coordenação técnica: Eduardo Neves

Narrativas CCSP
Coordenação: Chicão Santos
Captação: Celso Toquetti, Giovanni Belleza, José Amador Martins e Thaís Orchi
Edição: Chicão Santos, Giovanni Belleza e Thaís Orchi

Marcia Dutra
Coordenadora do Site  - 11 3397.4066
Divisão de Informação e Comunicação
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002
Paraíso São Paulo – SP