CCSP WEB

  • Dança IN formação Dança IN formação dia 22/7 - sexta - 17h
  • Novas fronteiras do olhar - Cia Dança sem Fronteiras Novas fronteiras do olhar - Cia Dança sem Fronteiras dias 10/7, 7/8, 4/9 e 6/11 - domingos - das 14h às 15h30
  • Dança IN formação Dança IN formação dia 22/7 - sexta - 17h

 

DANÇA

Novas fronteiras do olhar - Cia Dança sem Fronteiras
Oficina aberta para todos

dias 10/7, 7/8, 4/9 e 6/11 - domingos - das 14h às 15h30
A oficina trabalha a dança e o improviso com foco em uma abordagem da cultura corporal do movimento acessível a todos, por meio de técnicas de consciência corporal, dinâmicas de DanceAbility e dança-teatro.
com: Fernanda Amaral (coreógrafa) e bailarinos da Cia Dança sem Fronteiras

Espaço Flavio Império (Foyer)
grátis - sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

aviso Esta atividade integra a residência artística Novas fronteiras do olhar - Cia Dança sem Fronteiras

seta topo

 

Dança IN formação

dia 22/7 - sexta - 17h
Dança IN formação é um projeto com diferentes ações vinculadas às Danças Urbanas. No decorrer de suas edições, abordará várias formas de atuação que essas práticas possibilitam. Serão apresentações artísticas, jams, batalhas, debates, entre outras – contemplando e convidando diferentes profissionais, coletivos e públicos para tratar dos temas em questão. É um evento cultural em que convidados, dançarinos e público espontâneo – de diversas localidades – poderão compartilhar e interagir durante as atividades.
cocuradoria: Frank Ejara, Ivo Alcântara, Rodolfo Grilo e Thiago Negraxa

210min - Sala Adoniran Barbosa
grátis - a bilheteria será aberta duas horas antes do início do evento – os ingressos não estarão disponíveis pela internet – cada pessoa poderá retirar até 2 ingressos

veja também Próximas apresentações: dias 26/8, 21/10 e 16/12

seta subir

 

CCSP Dança em Diálogo 2016

de abril a dezembro

dias 14, 15, 16/4, 9, 10 e 11/6, 11, 12 e 13/8, 3, 4 e 5/11 e 1, 2 e 3/12
O CCSP Dança em Diálogo é um projeto idealizado pela Curadoria de Dança CCSP com Cássia Navas, especialmente para o Centro Cultural São Paulo. Tendo início em 2015, trata-se de uma proposta inovadora que surgiu da necessidade de um espaço aberto de diálogo e intercâmbio de informações - direcionados, considerando o passado, presente e futuro da cena da dança. Para 2016, realimentamos o projeto e seguimos em novo formato e prática, com a proposta: CCSP Dança em Diálogo 2016 – Crítica, Análise (e história): novos formatos. Serão encontros bimestrais, dezoito ao todo, em jornadas concentradas reunindo pesquisadores, plateias, artistas e interessados em ampliar o debate sobre a dança na cena contemporânea, abordando-se aspectos históricos e teóricos de sua constituição como campo das artes do espetáculo, a partir de um mapeamento inicial de seu “estado da arte”. Para tanto, propõe-se instrumentos para a análise crítica de obras modernas e contemporâneas, em estudo de sua estrutura e sentidos em relação a plateias, estudiosos e artistas.
com: Cássia Navas (professora-doutora do Instituto de Artes/Unicamp, graduada em Direito/USP, doutora em Comunicação e Semiótica/PUC-SP, pós-doutora em Artes/ECA-USP e especialista em gestão e políticas culturais)

quintas, das 17h30 às 20h30; sextas, das 18h30 às 20h30; e sábados, das 17h às 19h30 - 16 anos - Sala de Ensaio 1 (quintas e sábados) e Sala Adoniran Barbosa (sextas)

inscrições (para os encontros às quintas e sábados): de 16/3 a 3/4, enviar e-mail para inscrição.dancaccsp@gmail.com, com o assunto CCSP Dança em Diálogo 2016, contendo nome completo, idade, nº de RG e CPF, celular, breve currículo (de no máximo cinco linhas) explicitando as atividades que se relacionam com o projeto e breve texto (de no máximo cinco linhas) explicando o motivo de interesse em participar do grupo de estudos - seleção: por análise das informações e compatibilidade dos perfis com o escopo do projeto. Os selecionados serão avisados por e-mail até o dia 8/4 - público: interessados acima de 16 anos

funcionamento da bilheteria (para os encontros abertos às sextas): grátis - a bilheteria será aberta duas horas antes do início do espetáculo para a retirada de ingressos - os ingressos não estarão disponíveis pela internet - cada pessoa poderá retirar até dois ingressos

veja também Haverá atividade especial durante o CCSP Semanas de Dança 2016, no período de 8/9 a 2/10.

seta subir

 

veja também Gala de Balé
De 10/6 a 24/7 estarão abertas as inscrições para o Edital 2016 – CCSP Gala de Balé. Serão selecionados oito trabalhos coreográficos de dança Clássica e Neoclássica nos formatos: dois conjuntos; dois Grand Pas de Deux; duo, trio ou quarteto e dois solos.

 

CCSP Dança em Residência Artística

cie. « à fleur de peau » em Residência de Transmissão
até setembro
A Residência de Transmissão com a cie. « à fleur de peau » compreende três atividades: as oficinas artísticas «de corpo a corpo», a residência artística «de corpo a corpo» - a transmissão e as apresentações dos espetáculos. Ao se inscrever para as oficinas, os interessados podem ser selecionados posteriormente para participar da residência artística e da temporada das peças coreográficas com a companhia, dançando as obras “transmitidas” durante o processo, dentro do evento CCSP Semanas de Dança 2016.

público: bailarinos - Sala de Ensaio 1 (oficina e residência artística) e Sala Jardel Filho (temporada das peças coreográficas)
inscrições: de 5 a 31/7, enviar e-mail para inscricao.dancaccsp@gmail.com, com o assunto Inscrição para “de corpo a corpo”, contendo no corpo da mensagem nome completo, número do RG e CPF, idade, celular, currículo resumido (de até dez linhas) e breve carta de interesse (de até cinco linhas). É necessário ter disponibilidade para participar da residência artística e da temporada das peças coreográficas com a companhia - seleção: por avaliação das informações enviadas. Os selecionados serão comunicados por e-mail até o dia 15/8. Serão selecionadas até 40 pessoas para a oficina e, entre estas, 18 a 20 para a residência artística.

PROGRAMAÇÃO

Oficina artística «de corpo a corpo»
dias 23 e 24/8 - terça e quarta - das 10h às 14h

Residência artística «de corpo a corpo» - a transmissão
de 25 a 31/8 e de 1º a 15/9 - de terça a sexta, das 10h às 14h; e sábado e domingo, das 14h às 18h

Temporada das peças coreográficas Si un jour je te quitte je te garderai en moi à nu à vif à jamais, Être et paraître e Au-delà du temps
de 16 a 18/9 - sexta e sábado, às 21h; domingo, às 20h

Sobre os artistas que integram a cie. « à fleur de peau »
Denise Namura (brasileira) e Michael Bugdahn (alemão) são bailarinos/coreógrafos radicados em Paris. Formaram-se em diversas linhas de dança, mas também em teatro físico e mímica corporal. Fundaram a cie. « à fleur de peau » em 1988. No seu repertório contam com mais de quarenta coreografias. Criaram também peças para companhias como o Balé da Cidade de São Paulo, Cia. Cisne Negro, Grupo 1° Ato, Cia. de Danças de Diadema, Bernballett, Rotterdamse Dansacademie, Cirka Teater e para a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Os dois coreógrafos consideram igualmente a pedagogia como um aspecto essencial de sua pesquisa. Desde a criação da companhia, eles se dedicam a diversas ações pedagógicas e de sensibilização em torno de seu trabalho de criação.

 

Projeto Abissal - iN SAiO Cia de Arte
até outubro
O projeto Abissal, como parte de suas atividades desenvolvidas no CCSP, pretende resgatar o público deste tipo de linguagem, além de valorizar as ações voltadas à pesquisa, concepção e experimentação artística. Prevê a instauração de um ambiente permanente de aprofundamento, exploração e pesquisa em torno da potência do corpo e suas consequentes criações no trabalho da iN SAiO Cia. de Arte, dirigida por Claudia Palma. O desejo nesse momento é habitar uma nova região (abissal, profunda, desconhecida). Nova região no que se refere aos modos e meios de produção de Palma e dos intérpretes que compõem a iN SAiO, e nova também porque, propondo verticalizações ainda não experimentadas, prevê o risco como elemento e mote de exploração.
direção geral, concepção e coreografia: Claudia Palma - intérpretes criadores: Cristina Ávila Felipe Teixeira Mariana Molinos Natália Franciscone Renato Vasconcellos Thiago Sancho – colaborador convidado: Rodrigo Vilalba (filósofo)
projeto contemplado na 18ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança - SMC

 

Novas fronteiras do olhar - Cia Dança sem Fronteiras
até dezembro
Novas fronteiras do olhar tem o intuito de promover a dança contemporânea como um bem cultural acessível a todos e fortalecer a diversidade e a ampliação dos horizontes artísticos e sociais para além dos rótulos. Em fase de início de processo a Cia Dança sem Fronteiras tem como proposta realizar ao longo do ano: espetáculos; intervenções; oficinas abertas e para profissionais; encontros - Dança e arte sem fronteiras - uma vivência de arte e educação inclusivas e Jam(s) de dança – Para todos.
direção: Fernanda Amaral
projeto contemplado no 19º Edital de Fomento à Dança - SMC

 

Devolve duas horas da minha vida – Projeto Mov_ola residência artística
até dezembro
Esta proposta visa o desenvolvimento das atividades relacionadas ao processo de criação do Projeto Devolve duas horas da minha vida, cujo ponto de partida da pesquisa é aprofundar a filosofia da companhia, ressaltando: a integração da dança com outros formatos de produção artística, sobretudo as audiovisuais e digitais. A inspiração dramatúrgica vem da possibilidade de adaptar/desconstruir para o espaço cênico um filme clássico do cinema, Janela indiscreta, de Alfred Hitchcock. O trabalho questiona através do uso da tecnologia do vídeo, como um corpo pode ocupar e interagir em um espaço cênico real, criando um espaço novo.
Com quatro bailarinos e um músico multi-instrumentista que executará ao vivo a obra composta especialmente para o trabalho, a presente proposta envolve a criação do espetáculo que será resultado dos desdobramentos da pesquisa.
Paralelamente, esta proposta envolve a criação de um aplicativo interativo para celular e de um flip book.
direção e concepção: Alex Soares - colaboradores: Paula Zonzini e Ivo Alcântara - elenco: Ícaro Freire, Paula Sousa e dois a definir
Projeto contemplado na 18ª Edição do Programa Municipal de Fomenta à Dança – SMC

seta subir

 

veja também Quer se apresentar no CCSP e nos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo? Clique aqui para saber como enviar sua proposta

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção: Márcio Yonamine
Coordenação: Juliene Codognotto

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

Ateliê sonoro
Mediação: Marta Fonterrada e Rodrigo Taguchi
Coordenação técnica: Eduardo Neves

Narrativas CCSP
Coordenação: Chicão Santos
Captação: Celso Toquetti, Giovanni Belleza, José Amador Martins e Thaís Orchi
Edição: Chicão Santos, Giovanni Belleza e Thaís Orchi

Marcia Dutra
Coordenadora do Site  - 11 3397.4066
Divisão de Informação e Comunicação
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002
Paraíso São Paulo – SP