CCSP WEB

  • Giro pela dançaSemana MáriOswald - 100 anos de uma amizade Giro pela dançaSemana MáriOswald - 100 anos de uma amizade dia 30/4 - domingo - 15h
  • ABCDança 2017 - 12ª Edição ABCDança 2017 - 12ª Edição de 26 a 28/5

 

DANÇA

Novas Fronteiras do Olhar com a Cia. Dança sem Fronteiras
CCSP Dança em Residência Artística 2017

JAM de dança para todos
dia 30/4 - domingo - 14h

O projeto Novas Fronteiras do Olhar, contemplado no 19º Edital de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, é uma iniciativa que visa a promover a dança contemporânea como um bem cultural acessível a todos e fortalecer a diversidade e a ampliação dos horizontes artísticos e sociais para além dos rótulos, por meio de diversas ações na cidade de São Paulo. O projeto integra a Residência Dança sem Fronteiras e segue até julho de 2017. Seguindo a proposta de 2016 e consolidando a programação contínua do Livre Acesso do CCSP, a JAM de dança para todos - Novas Fronteiras do Olhar acontecerá no último domingo de cada mês e terá a participação de bailarinos com ou sem deficiência do elenco da Cia. Dança sem Fronteiras, com música ao vivo, com o objetivo de possibilitar a participação de todos, incluindo pessoas com habilidades e caraterísticas físicas, motoras e intelectuais diversas.
direção, coordenação e atuação: Fernanda Amaral - assistente de direção, de coordenação e atuação: Beto Amorim - atuação: Camilla Rodrigues, Jaqueline de Souza, Lucineia dos Santos, Icaro Rodrigues e Gabriel Souza

90min - Espaço Flávio Império (Foyer)
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

veja também Próximas JAM’s de dança para todos: dias 28/5 e 25/6

veja também Desde o dia 7/3 teve início o Programa de Oficinas CCSP 2017 - Sala de Ensaio 1, às terças, das 14h às 17h. Serão realizadas oficinas e pesquisas abertas ao público de habilidades mistas conduzidas pela coreógrafa e diretora Fernanda Amaral e elenco - inscrições e informações podem ser solicitadas pelo e-mail dancasemfronteira@gmail.com

seta subir

 

À flor da pele e Novos ventos
com: Raça Cia. de Dança

de 31/3 a 2/4 - sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h
A Raça Companhia de Dança de São Paulo apresenta duas obras: À flor da pele, de Jhean Allex, trazendo a coreografia mais recente do grupo, e Novos ventos, uma das obras de maior sucesso do repertório da companhia, criada por Roseli Rodrigues, fundadora da Raça.
com: Raça Cia. de Dança - diretor geral: Renan Rodrigues - diretor artístico: Jhean Allex - elenco: Alex Siqueira, Bruna Barbosa, Camila Lacerda, Danilo Gomes, Jaquelyne Vieira, Juliana Olguim, Kiki Millani, Matheus Oliveira, Nick Molina, Rafaela Burian e Rodrigo Cucorocio

À flor da pele
A relação dos indivíduos com o trabalho, dinheiro, trânsito, relacionamentos, política e sociedade está cada vez mais por um triz. A intensidade com que essas relações humanas ocorrem faz com que cada vez mais as pessoas sejam desumanas.
E você? Já pesou o que lhe deixa à flor da pele?
Jhean Allex é ator, bailarino, professor e coreógrafo, agora assume a direção artística da Raça Cia. de Dança. É um dos poucos bailarinos ainda na ativa que vivenciou a maioria dos processos de criação do repertório da Cia. diretamente com Roseli.

Novos ventos
Que se dissolva tudo...
Que tudo escorra pelas mãos...
Que sejam os desejos insensatos e os voos sublimes.
Que sejam as cores, luzes e o som todas as palavras.
Que se restaure toda a verdade e tudo o que carrega o tempo e a gênese.
Que tudo se purifique e alcance significado.
O amor que me cabe dentro espantando espíritos, reluzindo templos, ao doce sabor que sangra e o ar no amanhecer dos “novos ventos”.
Roseli Rodrigues (1955-2010) era coreógrafa e professora. Foi uma das precursoras do jazz no Brasil e, desde a década de 1980, dirigiu e atuou como coreógrafa residente de sua própria companhia – Raça Cia. de Dança –, com a qual ganhou mais de oitenta prêmios.

75min - livre - Sala Jardel Filho (321 lugares)
grátis - a bilheteria será aberta duas horas antes do início da apresentação para a retirada de ingressos, que não estarão disponíveis pela internet - cada pessoa poderá retirar até um par

seta subir

 

Curta-documentário Marília de Andrade e Resultado cênico do Estudo coreográfico de pesquisa prática-teórica (Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi)
Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade

dia 29/4 - sábado - 21h
Marília de Andrade, ou melhor, Antonieta Marília de Oswald de Andrade, é filha de Oswald. Iniciou na Dança ainda criança pelas mãos de seu pai. E se Isadora Duncan – Mãe da Dança Moderna mundial – teve sua história cruzada com a de Oswald de Andrade, Marília tem parte de sua vida em devoção a ela. Influência ou acaso? Você poderá acompanhar esse relato e outras histórias no curta-documentário que retrata várias de suas faces: Marília filha, Marília bailarina, Marília personalidade da dança, Marília de Isadora.
Além da exibição do curta-documentário, será apresentado o resultado cênico do Estudo coreográfico de pesquisa prática-teórica, desenvolvido pelos alunos do curso de dança da Universidade Anhembi Morumbi, sob orientação da professora Valéria Cano Bravi. Nathalia Catharina assina a dramaturgia do trabalho, que foi idealizado e concebido especialmente para o evento, após parceria com a Universidade Anhembi Morumbi e o Centro Cultural São Paulo, com o intuito de valorizar a produção – desde a fase de formação – de trabalhos cênicos atuais, a partir de propostas temáticas definidas e que extrovertam e alimentem o acervo da dança, garantindo o seu registro na História.

Espaço Missão
grátis - a bilheteria será aberta duas horas antes do início dos eventos para a retirada de ingressos, que não estarão disponíveis pela internet - cada pessoa poderá retirar até um par

Clique aqui para conhecer a programação completa da Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade

seta subir

 

Giro pela dança
Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade

dia 30/4 - domingo - 15h
Encerrando o evento Abril pra Dança, promovido pela Prefeitura de São Paulo em comemoração ao Dia Internacional da Dança, será realizado um flashmob no CCCSP que reunirá a São Paulo Companhia de Dança e outros três grupos de distintas vertentes da dança. A Companhia apresentará um trecho da obra Pivô, de Fabiano Lima, que se vale de referências do basquete, do hip hop e da dança contemporânea e da música de Carlos Gomes. Cada grupo convidado apresentará entre três e cinco minutos de seu espetáculo e, em seguida, convidam a plateia para dançar, criando uma grande dança coral.
com: São Paulo Companhia de Dança

saiba mais Sobre a São Paulo Companhia de Dança
Criada em 2008 pelo Governo do Estado de SPCD - gerida pela Associação Pró-Dança - é dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista, escritora e professora do curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da USP. A São Paulo é uma companhia de repertório. Ou seja, realiza montagens de excelência artística que incluem trabalhos dos séculos 19, 20 e 21 de grandes peças clássicas e modernas e obras contemporâneas especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais.

30min - Áreas de Convivência
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

Clique aqui para conhecer a programação completa da Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade

seta subir

 

CCSP Dança em Diálogo 2017 – 3ª edição
Escrever em dança: deslocar o olhar

dias 13, 26 e 27/5 - sábados e sexta - 17h
A partir da experiência de duas versões do programa (2015-16), o CCSP Dança em Diálogo 2017 tem como foco a dança programada no Centro Cultural São Paulo, até outubro deste ano. Tendo como base essa amostragem - analisada criticamente pelos integrantes dos encontros -, teremos uma rede de olhares e vozes, mediante uma proposta de análise, debate, escrita e difusão sobre dança, descolonizando abordagens por meio de discursos diversos sobre a arte, seus contextos, história e contemporaneidade. Para tanto são propostos cinco ciclos de trabalho, focados nos espetáculos e ações da Curadoria de Dança do Centro Cultural São Paulo, tendo como resultado críticas escritas - a serem difundidas nas redes sociais desta Curadoria - e debates conduzidos pela pesquisadora Cássia Navas, em cocuradoria com Andrea Thomioka, curadora de Dança do CCSP. Neste sentido, aos quatro ciclos, de abril, maio, agosto e setembro, junta-se um ciclo final, o Camping Dança em Diálogo, no qual a produção final dos textos é comentada entre integrantes dos ciclos, artistas convidados e curadores, num momento de imersão para falar/ouvir/debater a arte da dança a partir de múltiplas escrituras.

2º Ciclo:

dia 13/5 - Módulo debate: Jazz - Contemporâneo - Arte. O quê? Para quem?
dia 26/5 - Módulo teórico | Módulo assistência: Mostra ABCDança (Sala Adoniran Barbosa)
dia 27/5 - Módulo análise e diálogo | Módulo assistência: Art Project BORA (Sala Jardel Filho)
Metodologia: antes de cada espetáculo haverá um encontro para apresentação e discussão de contexto da obra e formas de ver/apreender/escrever sobre dança. No primeiro dia do ciclo também serão debatidas as resenhas produzidas por cada integrante dos encontros.

210min - 16 anos - Sala de Ensaio I
grátis - inscrições: a partir de 20 dias antes do início do ciclo na página da curadoria de dança do CCSP no Facebook

veja também Próximos ciclos:

3º Ciclo: Pesquisar – Experimentar - Criar | O quê? Para quem? - dias 5, 8 e 12/8

4º Ciclo: CCSP Semanas de Dança 2017 | O quê? Como? Para quem? - de 8 a 24/9

5º Ciclo: Analisar – Criticar – Escrever |O quê? Como? Para quem? - dias 21 e 28/10

seta subir

 

ABCDança 2017 - 12ª Edição

de 26 a 28/5
Em sua 12ª edição, o Projeto ABCDança circula nas cidades da região do ABCD Paulista e na capital de São Paulo propondo uma diversificada programação de dança, em seus múltiplos estilos, que envolve espetáculos, intervenções, cursos, oficinas, fóruns e diálogos. O encerramento desta edição do ABCDança será no CCSP.
O ABCDança 2017 é uma iniciativa da Associação Projeto Brasileiro de Dança, com apoio do ProAC (Festivais de Artes), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Viana, prefeituras das cidades envolvidas e unidades do SESC de Santo André e São Caetano do Sul.

1ª edição da Mostra Ivonice Satie (55min)
dia 26/5 - sexta - 19h
Sala Adoniran Barbosa

Apresentação dos espetáculos Gaksi e Tail Language, da Art Project BORA da Coreia do Sul (65min)
dias 27 e 28/5 - sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Sala Jardel Filho

grátis - a bilheteria será aberta duas horas antes do início do espetáculo para a retirada de ingressos, que não estarão disponíveis pela internet - cada pessoa poderá retirar um par

seta subir

 

veja também Quer se apresentar no CCSP e nos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo? Clique aqui para saber como enviar sua proposta

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção: Márcio Yonamine
Coordenação: Juliene Codognotto

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

Ateliê sonoro
Mediação: Marta Fonterrada e Rodrigo Taguchi
Coordenação técnica: Eduardo Neves

Narrativas CCSP
Coordenação: Chicão Santos
Captação: Celso Toquetti, Giovanni Belleza, José Amador Martins e Thaís Orchi
Edição: Chicão Santos, Giovanni Belleza e Thaís Orchi

Marcia Dutra
Coordenadora do Site  - 11 3397.4066
Divisão de Informação e Comunicação
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002
Paraíso São Paulo – SP