CCSP WEB

  • TOHOKU - através do olhar dos fotógrafos japoneses TOHOKU - através do olhar dos fotógrafos japoneses de 26/5 a 12/7
  • Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade de 25/4 a 30/7
  • Folhetaria: ateliê público Folhetaria: ateliê público até dezembro - terças e sextas, das 14h às 20h; quintas, das 14h às 17h
  • PERE CASALDÀLIGA, profissão: Esperança, do fotógrafo Joan Guerrero PERE CASALDÀLIGA, profissão: Esperança, do fotógrafo Joan Guerrero de 25/1 a 30/4/2017

 

ARTES VISUAIS E EXPOSIÇÕES

PERE CASALDÀLIGA, profissão: Esperança, do fotógrafo Joan Guerrero

de 25/1 a 16/4/2017
Dom Pedro Casaldàliga, nascido Pere Casaldàliga i Pla, em Barcelona, a 16 de fevereiro de 1928, é um bispo católico radicado no Brasil desde 1968, em São Félix do Araguaia (Estado do Mato Grosso).
A exposição pretende mostrar aspectos da vida e da obra do bispo no Brasil, sempre em prol das comunidades menos favorecidas, principalmente dos indígenas, a partir das imagens do fotógrafo catalão Joan Guerrero e dos textos extraídos de seus poemas, cartas, crônicas e textos pastorais.
parceria: Associação Cultural Catalonia e Casa América Catalunya - apoio: Conselho de Diplomacia Pública da Catalunha (DIPLOCAT)

terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h - livre - Piso Flávio de Carvalho
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

aviso Atenção: A exposição Pere Casaldàliga: profissão esperença, do fotógrafo Joan Guerreiro, prevista inicialmente para permanecer em cartaz até o dia 30/4, foi encerrada no dia 16/4, em virtude de problemas técnicos.

seta topo

 

MáriOswald
Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade

de 25/4 a 30/7
A exposição MáriOswald integra a Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade, uma programação especial do Centro Cultural São Paulo que homenageia dois ícones da cultura brasileira: Mário e Oswald de Andrade. O encontro entre ambos, em 1917, culminou na revolucionária Semana de 22. Sendo a cidade de São Paulo o território da experiência modernista e repositório desse residual simbólico, a mostra evidencia, por meio de obras e documentos pertencentes aos acervos da Secretaria Municipal de Cultura – como Coleção de Arte da Cidade, Coleção Arquivo Multimeios e Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, sob guarda do CCSP –, a ‘contribuição milionária’ de Mário e Oswald. A exposição apresenta, entre outras obras, a série de desenhos originais de Tarsila do Amaral para o livro Pau Brasil (1925), de Oswald de Andrade, publicações como revista Klaxon, objetos e documentos da Missão de Pesquisas Folclóricas (1938) – expedição idealizada e organizada por Mário de Andrade no período em que ele esteve à frente do Departamento de Cultura de São Paulo – e expõe, sobretudo por meio de fotografias, audiovisual e impressos, a permanência de suas ideias e a potência de suas obras enquanto norte para demais linguagens artísticas, como O rei da vela, peça de Oswald de Andrade, sob direção de José Celso Martinez, 1967, e Macunaíma, adaptação da obra de Mário de Andrade para o teatro, sob direção de Antunes Filho, 1977.
Curadoras de artes visuais: Maria Adelaide Pontes e Nathalie Schreckenberg - arquiteta de exposições: Claudia Afonso - estagiário: Guilherme Teixeira - Coleção de Arte Arte da Cidade: Camila Romano (coordenação) e Claudia Lameirinha Bianchi (conservação) - Arquivo Multimeios: Marta Paolicchi (coordenação) e Andrea Morellatto (conservação - Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga: Wilma Martins de Oliveira (coordenação) - montagem: Equipe de Manutenção e Marcenaria do CCSP - montagem fina: Ladum produção e montagem - apoio: Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo

abertura: dia 25/4, terça, às 19h
terça a sexta, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h - Sala Tarsila do Amaral
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

aviso Visita mediada: terças, às 14h30 - informações sobre agendamento: visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br (as visitas serão agendadas para grupos de no mínimo três pessoas)

Clique aqui para conhecer a programação completa da Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade

seta topo

 

Antropofagia
Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade

de 29/4 a 28/5
Por meio de exposição de fotos, projeções videográficas, objetos, interpretações musicais inspiradas em Mário e Oswald de Andrade, a instalação artística multimídia Antropofagia proporciona ao público uma experiência poética que sobrepõe realidades - a virtual e a presencial - e conecta diferentes instantes temporais.
concepção, direção e arte multimídia: Cássia Aranha - participações especiais: Pergy Grassy (canto lírico) e Angela Volcov (piano) - atrizes: Lizette Negreiros e Teca Sper

abertura: dia 29/4, sábado, às 14h
terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h - livre - Piso Flávio de Carvalho
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

aviso No dia 28/5, às 15h30, haverá performance de encerramento com a atriz Lizette Negreiros, uma apresentação especial que integra o Programa Livre Acesso do CCSP.

Clique aqui para conhecer a programação completa da Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade

seta topo

 

TOHOKU - através do olhar dos fotógrafos japoneses

de 26/5 a 12/7
O CCSP apresenta, em parceria com a Japan Foundation São Paulo, a exposição TOHOKU - através do olhar dos fotógrafos japoneses, composta de 123 fotografias de Tohoku, região do arquipélago japonês dividida em seis províncias: Aomori, Iwate, Akita, Yamagata, Miyagi e Fukushima. Em 2011 a região ganhou atenção do mundo pelo grande terremoto do Leste do Japão, seguido do tsunami e do acidente na Usina Nuclear de Fukushima. A mostra revela que o local vai muito além da memória da catástrofe e, através das lentes de consagrados nomes da fotografia japonesa, traz ao público as belíssimas paisagens naturais e importantes registros da herança da cultura Jomon.
curadoria: Kotaro Iizawa - fotógrafos: Teisuke Chiba, Ichiro Kojima, Hideo Haga, Masatoshi Naito, Hiroshi Oshima, Naoya Hatakeyama, Meiki Lin, Masaru Tatsuki e Nao Tsuda, além do Sendai Collection, grupo de fotógrafos liderado por Toru Ito - organização: Japan Foundation - cooperação: The Photographic Society of Japan

abertura: dia 26/5, sexta, às 19h
terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h - livre - Piso Flávio de Carvalho
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

seta topo

 

I Mostra do Programa de Exposições 2017

de 27/5 a 27/8
A I Mostra do Programa de Exposições 2017 apresenta as individuais simultâneas dos artistas selecionados André Griffo, Aline Dias, Cristiane Mohallem, Felipe Fittipaldi, Gabriela Celan e Thalita Hamaoui. Em paralelo, haverá individual da artista Rosana Paulino, que expõe projetos recentes a convite da Curadoria de Artes Visuais.

abertura: dia 27/5, sábado, às 15h
terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h - livre - Piso Caio Graco
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

seta topo

 

Great People of Britain: É Brit, é Pop, é Cult, é Great!
21º Cultura Inglesa Festival

de 27/5 a 18/6
Dedicada a grandes personalidades britânicas, a exposição interativa está organizada em quatro eixos temáticos: Cultura jovem e fenômenos midiáticos, Humor e crítica social, Arte, transgressão e diversidade e Ficção, tecnologia e evolução.

terça a sexta, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h - Piso Flávio de Carvalho
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

Clique aqui para conhecer a programação completa do festival no CCSP

seta topo

 

ENCONTROS E OFICINAS

Missão de Pesquisas no CCSP
Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade

de 5/4 a 31/5 - quartas - 14h30
Uma visita mediada para que o público possa conhecer um pouco sobre a Missão de Pesquisas Folclóricas – idealizada por Mário de Andrade, e realizada, em 1938, por Luís Saia, Martin Braunwieser, Benedicto Pacheco e Antônio Ladeira – e testar a reprodução de uma experiência semelhante no CCSP. A partir de uma observação atenta poderá descobrir a diversidade de espaços, de pessoas, de práticas e de sons que habitam o Centro Cultural. O participante receberá uma réplica da caderneta usada pela equipe da Missão, que vai servir de apoio para a atividade.

120min - público: de 6 a 14 anos
grátis - informações sobre agendamento pelo e-mail: visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br

Clique aqui para conhecer a programação completa da Semana MáriOswald - 100 anos de uma amizade

seta topo

 

Seminário internacional Onde estão as mulheres arquitetas?

de 16 a 19/5
Segundo pesquisa recente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, 61% dos registros profissionais no País são de mulheres; entretanto, paradoxalmente, elas têm ocupado poucos postos de protagonismo na prática. Por outro lado, há mais de duas décadas, cursos de arquitetura e urbanismo vêm sendo prioritariamente procurados por mulheres.

O seminário internacional Onde estão as mulheres arquitetas? convida profissionais de destaque nos âmbitos nacional e estrangeiro, professores de diversas universidades e estudantes para debater e refletir sobre a presença e a relevância da mulher no campo da arquitetura e do urbanismo. O evento é resultado do Termo de Fomento celebrado entre a Associação Amigos do CCSP e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).

Sala Adoniran Barbosa

Inscrições

de 21/4 a 10/5 para o público em geral (divulgação dos selecionados no dia 12/5) - vagas: 540 - clique aqui para se inscrever
de 21/4 a 3/5 para os coletivos interessados em apresentar ações no evento (divulgação dos selecionados no dia 10/5) - vagas: 10 coletivos com no máximo 10 pessoas em cada - clique aqui para se inscrever

Programação

dia 16/5 - terça

das 15h30 às 16h
Ação dos coletivos selecionados

das 16h30 às 19h
O estado da questão
Roda de conversa com Profª Drª Joana Castro Melo (FAU-USP), Profª Drª Ana Gabriela Godinho Lina (FAU-Mackenzie), Profª Drª Maribel Aliaga (FAU-USP) e Profª Tania Fontenelle (FAU-USP)

das 20h às 22h
Palestra com Despina Stratigakos (Institute for Advanced Study in Princeton, Nova York), Profª Drª Ana Gabriela Godinho Lina (FAU-Mackenzie) - mediação de Prof.ª Dr.ª Catherine Otondo (Base Urbana)

 

dia 17/5 - quarta

das 15h30 às 16h
Ação dos coletivos selecionados

das 16h30 às 19h
O ensino de projeto e a prática profissional
Roda de conversa com Profª Drª Lisete Rubano (FAU-Mackenzie), Profª Drª Paula Santoro (FAU-USP), Profª Drª Carolina Tonetti (Escola da Cidade), Profª Dra. Marta Bogea (FAU-USP) e Profª Drª Helena Ayoub (FAU-USP)

das 20h às 22h
Palestra com Ph.D arch. Andrea Tapia (Escola de Arquitetura, Arte y Desenho da Universidade Nacional de Rio Negro) e Dra. Paula Santoro (FAU-Mackenzie) - mediação de Marina Grinover (Base Urbana)

 

dia 18/5 - quinta

das 15h30 às 16h
Ação dos coletivos selecionados

das 16h30 às 19h
Eles + Elas - relações de parcerias de trabalho entre homens e mulheres
Roda de conversa com Prof.º Dr. Geraldo Vespaziano (FAU-FAAP e Escola da Cidade), Prof.º Dr.º Antonio Carlos Barossi (FAU-USP e Escola da Cidade), Prof.º Dr.º Carlos Alberto Maciel (FAU-EA-UFMG) e Prof.º Pedro Vada (Escola da Cidade)

das 20h às 22h
Palestra com Cazu Zenguers e Fernando Serapião (Revista Monolito) - mediação de Prof.ª Dr.ª Catherine Otondo (Base Urbana)

 

dia 19/5 - sexta

das 15h30 às 16h
Ação dos coletivos selecionados

das 16h30 às 19h
Mulheres e a prática profissional
Roda de conversa com Prof.ª Dr.ª Elizabeth França (FAU-FAAP) e Prof.ª Dr.ª Anne Marie Sumner (FAU-Mackenzie)

das 19h às 20h
Encerramento

aviso Em todos os dias do seminário, das 11h às 15h, haverá workshops fechados ao público para estudantes de instituições de ensino
aviso
Haverá certificado digital de participação que será emitido em até 30 dias após o evento
aviso Será feito credenciamento a partir das 10h em todos os dias do seminário

seta subir

 

Vem ver o que eu descobri no CCSP

até dezembro - terças - 14h30
Vem ver o que eu descobri no CCSP – visitas e arte postal
Música, teatro, dança, exposições, livros, discos, arte, em muitas formas. Gente passeando, dançando, lendo, tocando, assistindo, construindo, estudando, jogando, conversando, olhando, descansando. Espaço aberto, abrigo, sol, pingpong, xadrez, bicicletas, horta, livros e internet. Convívio e concentração. Cheiros, ruídos, reflexos. O CCSP é tudo isso e muitas coisas mais: um espaço de liberdade, descobertas e diversidade cultural que dificilmente se consegue descrever num parágrafo ou se conhecer numa só visita. Um lugar do tamanho de São Paulo, do tamanho de todas as culturas que ele acolhe.
Vem ver o que eu descobri no CCSP é uma proposta de arte postal feita aos nossos visitantes: ao final da visita, envie um pouco do que descobriu para alguém que esteve aqui antes de você – e receba em alguns dias um desenho ou carta contando as descobertas de outro visitante. Colocando essas experiências em trânsito pela cidade, por meio de mensagens enviadas pelo correio, propomos ativar fluxos e fazer circular para além dos limites físicos do centro um pouco das experiências dos que ajudam a fazer viver o CCSP.

aviso As visitas acontecem às terças, às 14h30, e devem ser agendadas pelo email visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br

seta topo

 

Folhetaria: ateliê público

até dezembro - terças e sextas, das 14h às 20h; quintas, das 14h às 17h
A Folhetaria do CCSP está aberta para o público que deseja desenvolver seus projetos artísticos. No espaço é possível desenvolver trabalhos de serigrafia, xilogravura, monotipias.
equipe: Rodrigo Taguchi e Lara Sorgi

livre - Folhetaria
grátis - atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

aviso É necessário preenchimento de uma breve ficha de interesse

seta topo

veja também Quer se apresentar no CCSP e nos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo? Clique aqui para saber como enviar sua proposta

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção: Márcio Yonamine
Coordenação: Juliene Codognotto

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

Ateliê sonoro
Mediação: Marta Fonterrada e Rodrigo Taguchi
Coordenação técnica: Eduardo Neves

Narrativas CCSP
Coordenação: Chicão Santos
Captação: Celso Toquetti, Giovanni Belleza, José Amador Martins e Thaís Orchi
Edição: Chicão Santos, Giovanni Belleza e Thaís Orchi

Marcia Dutra
Coordenadora do Site  - 11 3397.4066
Divisão de Informação e Comunicação
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002
Paraíso São Paulo – SP