CCSP WEB

  • Desenho de observação
  • Alma de Batera
  • Psicodrama
  • Fab Lab Livre SP
  • Folhetaria aberta
  • Horta comunitária no CCSP

 

AÇÃO EDUCATIVA

Alma de Batera

de 16/8 a 29/11 - terças - das 10h às 11h (turma 1) e das 11h às 12h (turma 2)
O projeto Alma de Batera surgiu em 2008 com a ideia de apresentar uma nova proposta de inclusão por meio da música. O objetivo é oferecer aulas de bateria para pessoas com e sem deficiência e tornar o contato com o instrumento cada vez mais acessível.
com: Paul Lafontaine

120min - livre - Sala Adoniran Barbosa (8 vagas, 4 por turma)
grátis - inscrições: enviar e-mail para acaoeducativa@prefeitura.sp.gov.br, indicando a turma desejada

veja também Próximas aulas: de 6 a 27/9 (Sala de Ensaio 2), dias 4 e 11/10 (Sala de Ensaio 2), dias 18 e 25/10 e 1º/11 (Sala Adoniran Barbosa), dia 22/11 (Sala Adoniran Barbosa) e dia 29/11 (Sala de Ensaio)

seta topo

 

Ateliê Aberto na Folhetaria
Edital Ocupação Folhetaria do Centro Cultural São Paulo 2016

de 3/6 a 25/11 - sextas, das 13h30 às 17h30 e das 18h às 22h
O projeto Ateliê Aberto na Folhetaria se baseia num modelo de espaço livre, em que são abordadas técnicas básicas de utilização, limpeza e manutenção dos equipamentos e noções de desenho gráfico, composição e edição. Durante o semestre serão apresentadas técnicas de serigrafia, xilogravura, tipografia e offset, além de outras mais simples como a monotipia e processos diversos de transferência de imagem. Haverá, ainda, espaço para exposição e discussão dos processos vivenciados e workshops mensais. Trata-se de um curso sem inscrição, com livre fluxo de público e que conta com um cronograma base, flexível e cíclico.
com: Camila Krantz e Helena Sa Motta (oficineiras)

240min - 12 anos - 30 vagas - Folhetaria (30 vagas)
grátis - atividade sem necessidade de inscrição

seta topo

 

Ateliê sonoro

de 11/5 a 30/11 - terças - das 13h às 17h
O projeto Ateliê sonoro abre espaço no estúdio de rádio do CCSP para projetos experimentais em áudio. Qualquer pessoa interessada em realizar experiências de criação sonora pode se aproximar e encontrará um ambiente preparado e com o acompanhamento de mediadores para ajudá-lo a viabilizar, ele próprio, suas ideias. O espaço também será aberto para trabalhos coletivos e oferecimento de oficinas específicas, de acordo com o interesse do público.
com: equipe da Divisão de Informação e Comunicação do CCSP

240min - livre - Estúdio de Rádio do CCSP
grátis - sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

veja também É necessário trazer seu próprio fone de ouvido.
veja também Em casos de realização de edição no local, o programa oferecido é o Audacity, com acompanhamento dos mediadores.
veja também A criação que for fruto dos trabalhos no Ateliê sonoro será de propriedade e responsabilidade de seus criadores e não está vinculada a nenhuma contrapartida com a instituição. Em alguns casos, havendo interesse da instituição e do participante, os resultados poderão ser divulgados pelo CCSP em diferentes meios.

seta topo

 

Banca Ambulante
Edital Projetos de Mediação em Arte e Cidadania Cultural 2016

setembro a novembro de 2016
A Banca Ambulante é um dispositivo que transita pelos territórios da arte, da educação, da agroecologia, da culinária e da nutrição. Sua principal referência são as feiras de rua, espaço privilegiado para os encontros fortuitos que resistem aos esforços de controle e padronização que se apresentam sobre a cidade. Equipada com instrumentos de cozinha e alimentos orgânicos, a Banca Ambulante irá convocar os públicos do CCSP a “doarem receitas”, preparando-as in loco.
com: Marcos Castanho (educador e agricultor), Maria de Paula Pinheiro (arte-educadora) e Mariana Sala (ativista alimentar e nutricionista)

livre - Diversos espaços do CCSP
grátis - atividade sem necessidade de inscrição

dia 25/9 - domingo - das 10h30 às 16h
Conversa com voluntários - Mutirão horta urbana
Apresentação do projeto Banca Ambulante.

Horta urbana/Jardim Suspenso (lado 23 de Maio)

dia 1º/10 - sábado - das 10h às 13h
Oficina de Agroecologia
Agroecologia: breve panorama histórico

Breve panorama histórico da agricultura e suas vertentes. Agroecologia e os problemas sociais relacionados à desvitalização dos alimentos e o êxodo rural. A agroecologia como forma de resgatar saberes tradicionais locais. Os três princípios básicos da agroecologia: ciclos do solo, trofobiose e transmutação biológica de elementos. A oficina será organizada como roda de conversa, contemplando dinâmicas de grupo e atividades práticas de plantio na horta urbana do CCSP.
Horta urbana/Jardim Suspenso (lado 23 de Maio)

dia 8/10 - sábado - das 10h às 13h
Oficina de Agroecologia II
Agricultura urbana

Os cinco fatores gratuitos de produção. O cultivo mínimo. Cuidados básicos com invasoras. Os diferentes tipos de fazer agricultura na cidade. A ocupação do espaço púbico. Reciclagem. Neste encontro os participantes serão convidados para uma “caminhada agorecológica” até a Vila Itororó para construção de uma rota de intervenções urbanas plantadas no trajeto CCSP-Vila Itororó.
Horta urbana/Jardim Suspenso (lado 23 de Maio) + Vila Itororó

dia 15/10 - sábado - das 10h às 13h
Oficina de Agroecologia III
Sustentabilidade na cidade

Interação campo-cidade. Consumo consciente. Cooperação. Economia associativa, solidária. Áreas verdes como fonte de contato com a natureza na cidade. Tecnologias sustentáveis. Neste encontro, os participantes serão convidados para uma “caminhada agorecológica” até a Vila Itororó para construção de uma rota de intervenções urbanas plantadas no trajeto CCSP-Vila Itororó.
Horta urbana/Jardim Suspenso (lado 23 de Maio) + Vila Itororó

dia 16/10 - domingo - das 10h às 13h e das 14h às 17h
Oficina de Bioconstrução I e II
Introdução à bioconstrução

convidado: Glauco Murta
Introdução à bioconstrução. Reutilização de materiais descartados. Técnicas construtivas apropriadas. Esta oficina tem como objetivo aproximar o público do CCSP do universo da bioconstrução por meio de aulas teóricas e atividades práticas, nas quais os participantes poderão vivenciar a construção de painéis móveis utilizando técnicas bioconstrutivas
Horta urbana/Jardim Suspenso (lado 23 de Maio)

dia 18/10 - terça - 10h
Teste Banca Ambulante
Área de convivência

dia 20/10 - quinta - das 15h às 18h
Banca Ambulante
O conjunto de receitas preparadas na oficina Banca Ambulante dará origem ao Livro de receitas doadas [ilustrado e publicado no formato ePub], que irá circular entre os usuários da Banca.
Área de convivência

dia 22/10 - sábado - das 10h às 13h
Oficina de Agroecologia IV
Alfabetização ecológica

Os biomas do Brasil. Reconhecendo paisagens. O solo como fonte de vida: biocenose. Biodiversidade. Equilíbrio entre polaridades. Dinamismo da natureza. A oficina será organizada como roda de conversa, contemplando dinâmicas de grupo, exibição de documentário e atividades práticas de plantio na horta urbana do CCSP.
Horta urbana/Jardim Suspenso (lado 23 de Maio)

dia 22/10 - sábado - das 15h às 18h
Banca Ambulante
Área de convivência

dia 26/10 - quarta - das 10h às 13h
Banca Ambulante
Jardim Eurico Prado Lopes (rampa de acesso ao metrô Vergueiro)

dia 28/10 - sexta - das 15h às 18h
Banca Ambulante
Jardim Eurico Prado Lopes (rampa de acesso ao metrô Vergueiro)

dia 30/10 - domingo - das 15h às 18h
Banca Ambulante
Jardim Suspenso (lado 23 de Maio)

dia 2/11 - quarta - das 10h às 13h
Oficina de Agroecologia V
Soberania alimentar

O potencial produtivo dos biomas brasileiros. O dilema da produção em escala. O reconhecimento de plantas comestíveis não convencionais que brotam nas ruas. Cultivo de sementes criollas. Agrotóxicos e agronegócio. Agricultura familiar e cooperativas de consumo. A oficina será organizada como roda de conversa, contemplando dinâmicas de grupo e atividades práticas de plantio na horta urbana do CCSP.
Horta urbana/Jardim Suspenso (lado 23 de Maio)

dia 2/11 - quarta - das 15h às 18h
Banca Ambulante
Área de convivência

dia 4/11 - sexta - das 10h às 13h
Banca Ambulante
Jardim Eurico Prado Lopes (rampa de acesso ao metrô Vergueiro)

dia 5/11 - sábado - das 10h às 13h
Oficina de Agroecologia VI
PANCs na Cozinha

As PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) são facilmente encontradas na natureza e podem ser colhidas em quintais, terrenos e praças da cidade. Entre as PANCs mais conhecidas estão: dente-de-leão, ora pro nóbis, taioba, capuchinha, beldroega, hibisco, jacatupém e outras. Nesta oficina serão discutidas as possibilidades de uso culinário das PANCs e será preparado um cardápio à base de plantas para degustação coletiva.
Horta urbana/Jardim Suspenso (lado 23 de Maio)

dia 6/11 - domingo - das 15h às 18h
Banca Ambulante
Área de convivência

seta topo

 

Beatbox - Oficinas, Encontros e Batalha

O Beatbox, prática musico-corporal ligada à cultura de rua, alia treinamento rítmico à descoberta das possibilidades corporais pelo próprio participante.
O projeto reúne oficinas públicas, encontros regulares e a batalha de Beatbox, oferecendo aos interessados um espaço coletivo de aprendizado e prática, levando a público essa prática contemporânea.

Oficinas
de 2/8 a 13/12 - terças - 14h
As oficinas têm como objetivo ampliar o acesso e a compreensão da prática de Beatbox na cidade de São Paulo, dirigindo-se inicialmente a jovens das escolas próximas ao CCSP e público em geral.

90min - livre - Sala da DACE
grátis - sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

veja também Excepcionalmente no dia 15/11, não haverá oficina em virtude do feriado

seta subir

 

Encontros
de 28/8 a 27/11 - domingos - 14h
Os encontros visam ampliar a compreensão da arte no Brasil e incentivar o intercâmbio de experiências entre os beatboxers, reunindo iniciantes e iniciados nessa prática.

180min - livre - Sala da DACE
grátis - sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

seta subir


Batalha
dia 18/12 - domingo - 14h
A batalha apresenta diversos artistas com potenciais e características distintas,
disponibilizando para a plateia uma variedade de possibilidades dentro do beatbox, num só evento.

180min - livre - Sala Adoniran Barbosa (622 lugares)
grátis - sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

seta subir

 

Dança Aê
Edital Projetos de Mediação em Arte e Cidadania Cultural 2016

setembro de 2016 a janeiro de 2017
O jovem, atualmente, vive na sociedade conectada. Por conta disso, ele consome e interage com culturas de todo o mundo. Um exemplo dessa conectividade é o jovem brasileiro ouvindo e dançando música coreana, o chamado k-pop, a partir de clipes que chegam até aqui via internet. Ao mesmo tempo que recebe informação e conteúdo, este jovem também passou a produzir e divulgar seus próprios conteúdos por meio de vídeos, fotos e posts nas redes sociais.
Dança Aê tem como proposta orientar os jovens em como produzir seus conteúdos e como divulgá-los, mas, também, em ajudar a desenvolver o conhecimento crítico sobre a sociedade conectada e os meios de comunicação.
O projeto a ser desenvolvido irá elaborar, em parceria com os jovens que frequentam o Centro Cultural São Paulo, um site, uma página no Facebook e uma publicação impressa sobre os grupos de dança que utilizam os espaços do Centro Cultural. Dentro da proposta, encaixam-se vídeos, reportagens, posts, entrevistas, debates e conversas com jovens.
com: Lara Anastácia Lopes Machado

livre - Sala da DACE e Área de convivência
grátis - atividade sem necessidade de inscrição

de 23 a 25/9 - sexta a domingo - das 10h às 18h30
Primeiros contatos com os adolescentes

dia 30/9 - sexta - das 15h30 às 17h30
Bate-papo Dança Aê
Primeira conversa com os adolescentes/participantes para apresentar o Projeto e ouvir sugestões.

dias 7/10 - sexta - das 10h às 18h30
Filmagens e entrevistas

dia 14/10 - Sexta, das 10h às 18h30
Filmagens e entrevistas

dia 16/10 - domingo - das 14h às 18h30
Filmagens e entrevistas

dia 19/10 - quarta - das 10h às 18h30
Filmagens e entrevistas

dia 28/10 - sexta - das 15h30 às 17h30
Primeira Oficina - #Dança Aê no vídeo
Oficina de vídeo: técnicas, dicas e práticas para que os participantes possam registrar seus grupos de dança e coreografias, trabalhando a autonomia e a apropriação dos recursos tecnológicos para apresentar suas produções artísticas.
Sexta, das 15h30 às 17h30
grátis - atividade sem necessidade de inscrição

dia 4/11 - sexta - das 10h às 18h30
Filmagens e entrevistas

dia 11/11 - sexta - das 15h30 às 17h30
Segundo Oficina - #Dança Aê o quê?
Oficina de conteúdo: como criar conteúdos sobre os grupos de dança para serem divulgados para o público. Técnicas, dicas e práticas de como utilizar as habilidades, capacidades e estilos de cada componente do grupo para divulgar o que produzem.

dia 13/11 - domingo - das 14h às 18h30
Filmagens e entrevistas

dia 18/11 - sexta - das 15h30 às 17h30
Terceira Oficina - #Dança Aê, onde?
Oficina de divulgação: quais os canais de divulgação disponíveis, como utilizá-los, quais os melhores para cada tipo de conteúdo.

dia 20/11 - domingo - das 14h às 18h30
Filmagens e entrevistas

dia 23/11 - quarta - das 10h às 18h30
Filmagens e entrevistas

dia 2/12 - sexta - das 15h30 às 17h30
Quarta Oficina - Close no #Dança Aê
Oficina de fotografia: como captar movimento por meio de fotos e como compor cenários e situações para fotos de divulgação.

dia 9/12 - sexta - das 10h às 18h30
Filmagens e entrevistas

dia 11/12 - domingo - das 14h às 18h30
Filmagens e entrevistas

dia 16/12 - sexta - das 10h às 18h30
Filmagens e entrevistas

dia 11/1/2017 - quarta - das 10h às 18h30
Finalização do catálogo a ser impresso sobre os grupos de dança

dia 13/1/2017 - sexta - das 10h às 18h30
Finalização do catálogo a ser impresso sobre os grupos de dança

seta topo

 

Dança de salão

de 4/5 a 30/11 - quartas - das 12h às 14h
O objetivo da oficina é introduzir artisticamente indivíduos que não possuam prévia experiência em dança. Espera-se que ao final do curso os alunos estejam mais íntimos com os códigos dos ritmos e desenvolvam um senso crítico para a dança.
com: Cleo Beolchi (graduação em Dança com habilitação, bacharelado e licenciatura - Universidade Anhembi Morumbi/2008; pós-graduação em atualização em gerontologia – Faculdade de Medicina da USP/2012)

120min - Sala Adoniran Barbosa
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

aviso Não haverá oficina nos dias 7, 14, 21 e 28/9 e 12 e 19/10

seta topo

 

Desenho de observação

de 3/8 a 7/12 - quartas - 14h30
A oficina apresenta propostas de atividades voltadas ao desenho de observação no espaço do Centro Cultural, utilizando-se de diversas técnicas e materiais. O objetivo é aproximar os participantes desta prática em conjunto com reflexões sobre o ato de desenhar. Em cada encontro será apresentada uma proposição nova para se trabalhar o desenho.
com: Caio Righi e Isabella Finholdt (estudantes de Artes Visuais na Escola de Comunicação e Artes da USP)

público: a partir de 12 anos, interessados em desenho de observação - o aluno deverá trazer seu material de desenho (papéis variados, lápis, canetas) - 150min - Sala da DACE (25 vagas)
grátis - sem necessidade de inscrição

aviso Próximas aulas - setembro: dia 14 (autorretrato com espelhos), dia 21 (retratos em dupla), dia 28 (espaço negativo/vazio) - outubro: dia 5 (perspectiva), dia 19 (desenho grande), dia 26 (arquitetura - transparências, vidros e reflexos) - novembro: dia 9 (som), dia 16 (desenho em escala - tamanho A3), dia 23 (texturas e tecidos), dia 30 (figura humana) - dezembro: dia 7 (desenho Coletivo - tamanho A3)

seta topo

 

Equipe de Base Warmis – Convergência de Culturas

de agosto a dezembro - sempre às quintas-feiras
A Equipe de Base Warmis – Convergência de Culturas é um coletivo de mulheres voluntárias, imigrantes, primordialmente sul-americanas, que empreende ações que buscam a melhoria das condições de vida de suas comunidades.

Projeção de material do acervo vivo das culturas imigrantes de São Paulo
dias 4/8, 1º/9, 6/10 e 3/11 - das 16h às 18h

Oficina: Aprenda a carregar bebês no Aguayo (sling andino)
dias 11/8, 8/9, 13/10, 10/11 e 8/12 - das 16h às 18h

Oficina: Cartaz autobiográfico
dias 18/8, 22/9, 20/10, 17/11 - das 16h às 18h

Oficina: Criação de Tullmas (pompons andinos)
dias 25/8, 29/9, 27/10, 24/11 e 15/12 - das 16h às 18h

Sala da DACE
grátis - atividade sem necessidade de inscrição e retirada de ingressos

seta topo

 

Fab Lab Livre SP

de 22/3 a 17/12
O Fab Lab Livre SP do CCSP é um laboratório de criatividade, aprendizado e inovação acessível para criar, desenvolver e construir projetos, a partir de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento e do uso de ferramentas de fabricação digital. Equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras CNC, entre outros equipamentos, são 12 laboratórios que integram a Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital.
equipe: Bárbara Barros, Lucas Falcão Artacho e Priscila Barbosa

segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 14h - 10 anos
grátis - inscrições: pelo site oficial do Fab Lab Livre SP - informações: pelo e-mail fablab.ccsp@itsbrasil.org.br

seta topo

 

Folhetaria: ateliê público

de 17/3 a 15/12
A Folhetaria do CCSP está aberta para o público que deseja desenvolver seus projetos artísticos. No espaço é possível desenvolver trabalhos de serigrafia, xilogravura, monotipias.
equipe: Adriane Bertini, Caio Righi, Isabella Finholdt, Rodrigo Taguchi e Solange Azevedo

terças, das 14h às 21h; quintas, das 14h às 17h - 180min - livre - Folhetaria (é necessário preenchimento de uma breve ficha de interesse)
grátis - atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

seta topo

 

Grandes obras inspirando novas ideias
Oficina modelo-vivo

de 3/6 a 2/12 - sextas - às 14h30
A oficina visa a oferecer aos participantes condições de elaborar desenhos de forma livre, a partir da observação do corpo humano, suas formas anatômicas e pontos de equilíbrio. A abordagem apresenta as poses retratadas em obras de arte referenciais como inspiração para variações e releituras, despertando a criatividade e a reflexão. Os participantes podem ou não ter iniciação artística. As oficinas são abertas ao público, com acesso livre ou frequência regular.
com: Pedro Paulo Cândido e Vera França (modelos-vivos)

120min - livre - Diversos espaços do CCSP
grátis - sem necessidade de inscrição

veja também Próximas aulas: de 2/9 a 4/11 (Sala de Ensaio II), de 11 a 18/11 (Piso Flávio de Carvalho) e de 25/11 a 2/12 (Espaço Oficinas)

seta topo

 

Grupo de Trabalho sobre Aqui e ao Redor
Edital Projetos de Mediação em Arte e Cidadania Cultural 2016

setembro de 2016 a janeiro de 2017
O projeto Grupo de Trabalho sobre Aqui e ao Redor propõe a formação de um grupo de trabalho e de pesquisa que tem como objetivo promover a vivência e a reflexão sobre o cotidiano da cidade em seus mais diversos aspectos. Os encontros ocorrerão semanalmente e, uma vez por mês, haverá um encontro adicional, aberto ao público não inscrito no grupo, em que se realizará um percurso pelo entorno do Centro Cultural São Paulo. Os temas dos encontros e percursos serão desenvolvidos levando em conta aspectos históricos, culturais, sociais, arquitetônicos e artísticos específicos de três regiões ao redor do CCSP: o bairro da Liberdade, a região da Avenida Paulista e a região da Sé. Diferentes meios e procedimentos como o desenho, a escrita, a fotografia, entre outras linguagens, poderão ser utilizados pelos participantes para registrar as observações e percepções durante os percursos. O conjunto dos registros produzidos pelo grupo dará origem, ao fim do processo, a uma obra gráfica autoral produzida por cada um dos integrantes.
com: Laura Huzak Andreato

público: interessados em geral, estudantes, artistas, arquitetos e urbanistas - inscrições: enviar carta de intenção e breve currículo por e-mail para visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br - seleção: por avaliação das informações enviadas. Os selecionados receberão um e-mail de confirmação

datas dos encontros: de 28/9 a 14/12 e 4 e 11/1/2017 (quartas, às 14h30); e dias 22/10, 10/12, 7 e 14/1/2017 (sábados, às 14h30) - datas dos percursos (abertos a não inscritos): dias 8/10, 12/11 e 3/12, sábados, às 14h30 - Folhetaria

seta topo

 

Horta comunitária no CCSP

dias 7 e 28/8, 11 e 25/9, 9 e 30/10, 13 e 27/11 e 4 e 11/12 - domingos - 10h30
Manutenção de horta comunitária orgânica em ambiente colaborativo e a partir de práticas agroecológicas de cultivo.
com: Coletivo da Horta CCSP

120min - livre - Jardim Suspenso (lado 23 de maio)
grátis - atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

aviso No dia 30/10, o mutirão acontecerá excepcionalmente das 14h às 17h, em virtude da possibilidade de segundo turno das eleições municipais

seta topo

 

K-pop Dance Tournament

dias 13/8 e 5/11 - sábado - 14h
Por meio do K-pop Dance Tournament e do KO Festival, pretende-se divulgar e ampliar a presença do Korean pop - gênero musical coreano - na cidade de São Paulo.

210min - Sala Adoniran Barbosa
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

seta topo

 

Mão na roda

de 2/8/2016 a 1°/8/2017
Mão na roda é uma oficina comunitária, um espaço coletivo de aprendizado e prática da manutenção de bicicletas. Na oficina as pessoas aprendem a utilizar ferramentas e materiais para realizar os reparos e a manutenção necessários em suas magrelas. Atualmente, o projeto se realiza também no Centro Cultural da Juventude (CCJ) e no Espaço Contraponto.
com: Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

terças, das 19h às 22h; e sábados e domingos, das 14h às 19h - livre - Espaço Oficina Mão na Roda (próximo à Central de Informações)
grátis - atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

aviso No dia 2/10, não haverá oficina, em virtude do primeiro turno das eleições municipais

seta topo

 

Navegando no CCSP

de 25/8 a 22/9 - quintas - 14h30
A oficina pretende explorar a história da cidade de São Paulo a partir dos rios. A proposta é evidenciar os rios invisíveis, a história e as suas contribuições para a cidade. Os participantes irão descobrir os rios canalizados da cidade e do bairro em que residem. Partindo do espaço do CCSP, com sua arquitetura em formato de barco, iniciaremos uma navegação lúdica, a partir de mapas, desenhos e criação de um rio imaginário, onde o público será a tripulação e os criadores de um novo rio onde poderão trabalhar a criatividade junto com a história.
com: Ana Carolina Apolinário, Claudia da Silva Macegossa e Hanna Maxi Schumacher (estagiárias da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP)

120min - livre - Sala da DACE, Porão e Jardim Suspenso (15 vagas)
grátis - atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

seta topo

 

Oficina de Artes plásticas para pessoas com baixa visão ou deficiência visual

dias 19 e 26/10 - quartas - das 14h às 16h
dias 21/10 e 4/11 - sextas - das 14h às 16h

Apresentação de recursos das artes plásticas adaptados a pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Os participantes irão conhecer um pouco de história da arte e terão a oportunidade de experimentar materiais gráficos de diferentes texturas ou em alto-relevo, como papéis grossos, panos, lixas, cordões, botões, etc. Serão propostas atividades de percepção, adaptação para o suporte plano, além de exercícios de expressão e imaginação com ferramentas táteis. Os participantes poderão trazer propostas, problemas, materiais e ideias para trabalharem durante o curso.
com: Cassio Polegatto (artista gráfico e funcionário da Biblioteca Louis Braille)

Biblioteca Louis Braille (10 vagas para cada turma)
inscrições: de 1º a 14/10, preencher ficha de inscrição e enviar por e-mail para bibliotecabraille@prefeitura.sp.gov.br - seleção: por ordem de recebimento das fichas de inscrição. A lista dos selecionados será divulgada nesta página a partir do dia 17/10

seta topo

 

Oficina de documentário para web rádio

de 13/9 a 11/10 - terças - 14h
A oficina visa à criação de peças sonoras em que as linguagens de rádio, web e documentário se convergem para a criação de novos formatos. Os participantes terão um panorama dos suportes e acompanhamento na pesquisa, roteiro, edição e divulgação.

240min - Estúdio de Rádio do CCSP (7 vagas)
inscrições encerradas / vagas preenchidas

seta topo

 

Psicodrama

de 3 a 24/9 e 1º a 29/10 - sábados - das 14h às 17h
O objetivo é de criar espaços públicos que possam acolher diferentes subjetividades, onde seja possível a troca de ideias, valores e experiências de vida a partir da construção coletiva de histórias dramatizadas. Não há tema ou roteiro pré-fixado, o trabalho visa a colocar no palco questões trazidas pelas pessoas presentes.
coordenação: Rosane Rodrigues e Valéria Barcellos

180min - livre - Piso 23 de maio
atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos - informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo tel. 3397-4037

seta topo

 

Vem ver o que eu achei no CCSP

de setembro a dezembro
Vem ver o que eu achei no CCSP – visitas e arte postal
Música, teatro, dança, exposições, livros, discos, arte, em muitas formas. Gente passeando, dançando, lendo, tocando, assistindo, construindo, estudando, jogando, conversando, olhando, descansando. Espaço aberto, abrigo, sol, pingpong, xadrez, bicicletas, horta, livros e internet. Convívio e concentração. Cheiros, ruídos, reflexos. O CCSP é tudo isso e muitas coisas mais: um espaço de liberdade, descobertas e diversidade cultural que dificilmente se consegue descrever num parágrafo ou se conhecer numa só visita. Um lugar do tamanho de São Paulo, do tamanho de todas as culturas que ele acolhe.
Vem ver o que eu achei no CCSP é uma proposta de arte postal feita aos nossos visitantes: ao final da visita, envie um pouco do que descobriu para alguém que esteve aqui antes de você – e receba em alguns dias um desenho ou carta contando as descobertas de outro visitante. Colocando essas experiências em trânsito pela cidade, por meio de mensagens enviadas pelo correio, propomos ativar fluxos e fazer circular para além dos limites físicos do centro um pouco das experiências dos que ajudam a fazer viver o CCSP.

terças e quintas, em horário conforme combinado no agendamento
obs.: as visitas devem ser agendadas pelo email visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br

seta topo

veja também Quer se apresentar no CCSP e nos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo? Clique aqui para saber como enviar sua proposta

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção: Márcio Yonamine
Coordenação: Juliene Codognotto

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

Ateliê sonoro
Mediação: Marta Fonterrada e Rodrigo Taguchi
Coordenação técnica: Eduardo Neves

Narrativas CCSP
Coordenação: Chicão Santos
Captação: Celso Toquetti, Giovanni Belleza, José Amador Martins e Thaís Orchi
Edição: Chicão Santos, Giovanni Belleza e Thaís Orchi

Marcia Dutra
Coordenadora do Site  - 11 3397.4066
Divisão de Informação e Comunicação
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002
Paraíso São Paulo – SP