CCSP WEB

  • Curso de origami básico - Módulo I Curso de origami básico - Módulo I
  • Ao Vivo – TATU no ar! Ao Vivo – TATU no ar!
  • Horta comunitária no CCSP Horta comunitária no CCSP
  • Mão na roda Mão na roda
  • Folhetaria: ateliê público Folhetaria: ateliê público
  • Fab Lab Livre SP Fab Lab Livre SP
  • Beatbox - Oficinas, Encontros e Batalha Beatbox - Oficinas, Encontros e Batalha

 

AÇÃO EDUCATIVA

Fab Lab Livre SP

até dezembro
O Fab Lab Livre SP do CCSP é um laboratório de criatividade, aprendizado e inovação acessível para criar, desenvolver e construir projetos, a partir de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento e do uso de ferramentas de fabricação digital. Equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras CNC, entre outros equipamentos, são 12 laboratórios que integram a Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital.
equipe: Priscila Barbosa, Igor Vac Coelho e Thaina Dlugosz (estagiária)

segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 14h - 10 anos
grátis - inscrições: pelo site oficial do Fab Lab Livre SP - informações: pelo e-mail fablab.ccsp@itsbrasil.org.br

seta topo

 

 

AÇÃO EDUCATIVA - Eixo Sonoro

Ao Vivo – Tatu no ar!

de 7/2 a 12/12 - terças - das 16h30 às 18h30
A Rádio Tatu no ar! é uma estação de rádio móvel que faz transmissões ao vivo da programação do CCSP e divulga seus acervos, por meio de entrevistas, músicas da Discoteca Oneyda Alvarenga e outras sugeridas pelos entrevistados. Um dos destaques da programação da rádio é o quadro Independente sim, mas não só!, que recebe bandas independentes da cena musical.

dia 6/6 - Chavões (rapcore)
dia 13/6 - Tribo Guaru (reggae)
dia 20/6 - Marcenaria (rock progressivo)
dia 27/6 - Belga Bordô (indie)

120min - livre - Sala de Vidro (Piso Flávio de Carvalho)
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

aviso A Rádio Tatu também recebe propostas de programas de rádio pelo e-mail oficinasccsp@prefeitura.sp.gov.br

audio Clique aqui para ouvir

seta topo

 

Ateliê sonoro

até 12/12 - terças - 13h às 17h
O projeto Ateliê sonoro abre espaço no estúdio de rádio do CCSP para projetos experimentais em áudio. Qualquer pessoa interessada em realizar experiências de criação sonora pode se aproximar e encontrará um ambiente preparado e com o acompanhamento de mediadores para ajudá-la a viabilizar suas ideias. O espaço também será aberto para trabalhos coletivos e serão oferecidas oficinas específicas, de acordo com o interesse do público.
mediadores: Claudia Macegossa, Djayson Marcio e Marta Fonterrada - técnico de som: José Eduardo Neves

240min - livre - Estúdio de Rádio do CCSP
grátis - sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

aviso É necessário trazer seu próprio fone de ouvido.
aviso Em casos de realização de edição no local, o programa oferecido é o Audacity, com acompanhamento dos mediadores.
aviso As criações que forem resultados dos trabalhos no Ateliê sonoro serão de propriedade e responsabilidade de seus criadores e não estão vinculadas a nenhuma contrapartida com a instituição. Em alguns casos, havendo interesse da instituição e do participante, os resultados poderão ser divulgados pelo CCSP em diferentes meios.

seta topo

 

Beatbox - Oficinas, Encontros e Batalha

até dezembro
O Beatbox, prática músico-corporal ligada à cultura de rua, alia treinamento rítmico à descoberta das possibilidades corporais pelo próprio participante.
O projeto reúne oficina pública, encontros regulares e a batalha de Beatbox, oferecendo aos interessados um espaço coletivo de aprendizado e prática, levando a público essa prática contemporânea.
com: Thiago de Almeida Mautari

até dezembro - terças - 14h30
As oficinas têm como objetivo ampliar o acesso e a compreensão da prática de Beatbox na cidade de São Paulo, dirigindo-se inicialmente a jovens das escolas próximas ao CCSP e público em geral.
90min - livre - Sala de Vidro (Piso Flávio de Carvalho)
grátis - sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

dia 25/6 - domingo - 14h
Os encontros visam a ampliar a compreensão da arte no Brasil e incentivar o intercâmbio de experiências entre os beatboxers, reunindo iniciantes e iniciados nessa prática.
180min - livre - Sala de Vidro (Piso Flávio de Carvalho)
grátis - sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

seta topo

 

Missão de Pesquisas no CCSP

até dezembro - sextas - 14h30
Uma oficina mediada para que o público possa conhecer um pouco sobre a Missão de Pesquisas Folclóricas – idealizada por Mário de Andrade, e realizada, em 1938, por Luís Saia, Martin Braunwieser, Benedicto Pacheco e Antônio Ladeira – e testar a reprodução de uma experiência semelhante no CCSP. A partir de uma observação atenta poderá descobrir a diversidade de espaços, de pessoas, de práticas e de sons que habitam o Centro Cultural. O participante receberá uma réplica da caderneta usada pela equipe da Missão, que vai servir de apoio para a atividade.

120min - público: de 6 a 14 anos

aviso Para informações sobre agendamento (grupos de no mínimo três pessoas), entre em contato pelo email visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br

seta topo

 

AÇÃO EDUCATIVA - Eixo Circulatório de Acervos

Vem ver o que eu descobri no CCSP

até dezembro - terças (até junho) e quartas (a partir de julho) - 14h30
Vem ver o que eu descobri no CCSP – visitas e arte postal
Música, teatro, dança, exposições, livros, discos, arte, em muitas formas. Gente passeando, dançando, lendo, tocando, assistindo, construindo, estudando, jogando, conversando, olhando, descansando. Espaço aberto, abrigo, sol, pingpong, xadrez, bicicletas, horta, livros e internet. Convívio e concentração. Cheiros, ruídos, reflexos. O CCSP é tudo isso e muitas coisas mais: um espaço de liberdade, descobertas e diversidade cultural que dificilmente se consegue descrever num parágrafo ou se conhecer numa só visita. Um lugar do tamanho de São Paulo, do tamanho de todas as culturas que ele acolhe.
Vem ver o que eu descobri no CCSP é uma proposta de arte postal feita aos nossos visitantes: ao final da visita, envie um pouco do que descobriu para alguém que esteve aqui antes de você – e receba em alguns dias um desenho ou carta contando as descobertas de outro visitante. Colocando essas experiências em trânsito pela cidade, por meio de mensagens enviadas pelo correio, propomos ativar fluxos e fazer circular para além dos limites físicos do centro um pouco das experiências dos que ajudam a fazer viver o CCSP.

aviso As visitas devem ser agendadas para grupos de no mínimo três pessoas pelo email visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br

seta topo

 

AÇÃO EDUCATIVA - Eixo Visual

Curso de origami básico - Módulo I

de 6/4 a 6/7 - quintas - das 14h às 16h30
O curso tem como objetivo abordar o histórico, os tipos principais e o abecedário da arte do origami e as relações entre a técnica japonesa e a matemática.
com: Julia Ashimi Yamashita

150min - Sala Leon Hirszman - 10 vagas para professores e interessados em geral
inscrições: de 13 a 31/3 - seleção: por meio de avaliação das informações enviadas - informações: oficinasccsp@prefeitura.sp.gov.br

seta topo

 

Folhetaria: ateliê público

até dezembro - terças e sextas, das 14h às 20h; quintas, das 14h às 17h
A Folhetaria do CCSP está aberta para o público que deseja desenvolver seus projetos artísticos. No espaço é possível desenvolver trabalhos de serigrafia, xilogravura, monotipias.
equipe: Rodrigo Taguchi e Lara Sorgi

livre - Folhetaria
grátis - atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

aviso É necessário preenchimento de uma breve ficha de interesse

seta topo

 

Introdução à fotografia analógica PB

dias 6, 13, 20 e 27/7 - quintas, das 10h às 13h
O mundo contemporâneo é o mundo da imagem e a fotografia tem papel fundamental. Para resgatar os princípios da fotografia, nesta oficina, os alunos terão uma introdução à fotografia analógica em preto e branco (PB), como: o funcionamento de uma câmara escura, lentes, películas, processos físico-químicos, laboratório fotográfico e princípios da linguagem fotográfica.
com: Marcio Yonamine

Aula 1: Introdução ao processo fotográfico e uma breve apresentação sobre a história da fotografia PB.
Aula 2: Processo de revelação de película
Aula 3: Aspectos da linguagem fotográfica a partir das fotos tiradas
Aula 4: Ampliação de fotografias escolhidas

Laboratório Fotográfico (Porão) - 12 vagas
inscrições: de 12 a 28/6, a partir do preenchimento de formulário - público: de 12 a 21 anos - material necessário: câmera fotográfica analógica (não precisa ser profissional) - seleção: por ordem de inscrição. A lista dos selecionados será divulgada a partir do dia 29/6 na página da Ação Cultural do CCSP no Facebook - informações: oficinasccsp@prefeitura.sp.gov.br

seta topo

 

Oficina de narrativas visuais

de 5/4 a 21/6 - quartas - das 19h às 21h
Tendo como base a linguagem cinematográfica, a proposta da oficina é abordar os principais conceitos sobre narrativa através de exemplos e debates sobre a produção dos participantes, ampliando para outras linguagens conforme o interesse.
com: Caetano Grippo (artista visual, fotógrafo, roteirista e editor desde 2010. Formado em direção cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema e cursando o bacharelado em artes visuais na Universidade Belas Artes)

120min - Sala de Debates (12 vagas)
inscrições: de 1º a 26/3 - seleção: por meio de avaliação das informações enviadas - informações: oficinasccsp@prefeitura.sp.gov.br

seta topo

 

Xilo nas férias

dias 5, 12, 19 e 26/7 - quartas - das 14h às 17h
A oficina Xilo nas férias tem como objetivo a apresentação e a prática de xilogravura e carimbos para crianças por meio do uso de materiais alternativos e de fácil manuseio, propiciando um ambiente seguro para que elas possam explorar a sua criatividade e ter os primeiros contatos com métodos artesanais de reprodução de imagem.
com: Rodrigo Taguchi e Lara Sorgi

Folhetaria - 10 vagas
inscrições: de 12 a 28/6, a partir do preenchimento de formulário - público: de 6 a 12 anos - seleção: por ordem de inscrição. A lista dos selecionados será divulgada a partir do dia 29/6 na página da Ação Cultural do CCSP no Facebook - informações: oficinasccsp@prefeitura.sp.gov.br

seta topo

 

AÇÃO EDUCATIVA - Eixo Cidadão

Equipe de Base Warmis – Convergência de Culturas

até dezembro
A Equipe de Base Warmis – Convergência de Culturas é um coletivo de mulheres voluntárias, imigrantes, primordialmente sul-americanas, que empreende ações que buscam a melhoria das condições de vida de suas comunidades.

Projeção audiovisual em parceria com o Coletivo Visto Permanente
Muxes mexicanas: quebrando o mito do binarismo sexual
dia 1º/6 - quinta - 16h30
As muxes não se encaixam em nenhuma categoria. Nem homens, nem mulheres, nem pretas, nem brancas, nem homo, nem bi, nem trans. Reconhecidas desde tempos pré-hispânicos pela comunidade de Juchitán, Oaxaca, hoje elas mostram o quanto imposta foi e ainda é a divisão binária dos sexos.
Sala de Vidro (Piso Flávio de Carvalho)

Ensaios abertos Lakitas Sinchi Warmis
dias 6, 13, 20 e 27/5 e 3, 10, 17 e 24/6- sábados - 16h

Grupo de música andina composto de mulheres imigrantes e filhas de imigrantes para fortalecer a identidade cultural. Os ensaios são públicos e abertos à participação de mulheres interessadas.
Jardim Eurico Prado Lopes (rampa de acesso ao metrô)

Workshop de danças típicas: cueca (Chile)
dia 8/6 - quinta - 16h30
Cueca é um gênero musical típico dos países andinos. No Chile, é considerada oficialmente a dança nacional desde 6 de novembro de 1979. E no dia 17 de setembro é comemorado o “Día Nacional de la Cueca”. A dança representa a conquista e o desejo amoroso de um homem por uma mulher. Esse cortejo é feito sem muito contato físico, mas com muito flerte. Os dançarinos carregam um lenço na mão direita e se mexem em formas circulares, interrompidas por diversos floreados.
Sala de Vidro (Piso Flávio de Carvalho)

Oficina de Tullmas
dia 22/6 - quinta - 16h30
As tullmas são feitas a mão, com lã de ovelha ou de llama, utilizadas para enfeitar o cabelo de mulheres andinas. Esta oficina faz parte do projeto de intercâmbio intercultural e diálogo entre as culturas como um caminho para a não discriminação.
Sala de Vidro (Piso Flávio de Carvalho)

Oficina Bordado com motivos latino-americanos
dia 29/6 - quinta - 16h30
Nesta oficina os participantes aprenderão diversos pontos de bordados ilustrados com motivos de países e culturas latino-americanos, de maneira lúdica e criativa, para desenvolver novas formas de expressão.
coordenação: Gabriela Lombardi
Sala de Vidro (Piso Flávio de Carvalho)

grátis - atividades sem necessidade de inscrição e retirada de ingressos

seta topo

 

Horta comunitária no CCSP

dias 11 e 25/6 - domingos - 10h30
Manutenção da horta comunitária orgânica em ambiente colaborativo a partir de práticas agroecológicas de cultivo.
com: Coletivo da Horta CCSP

livre - Jardim Suspenso (lado 23 de Maio)
grátis - atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

seta topo

 

Mão na roda

até dezembro - terças - das 19h às 22h
Mão na roda é uma oficina comunitária, um espaço coletivo de aprendizado e prática da manutenção de bicicletas. Na oficina as pessoas aprendem a utilizar ferramentas e materiais para realizar os reparos e a manutenção necessários em suas magrelas. Atualmente, o projeto se realiza também no Centro Cultural da Juventude (CCJ) e no Espaço Contraponto.
com: Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

180min - livre - Espaço Oficina Mão na Roda (próximo à Central de Informações)
grátis - atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

veja também Sempre no último domingo do mês, das 15h às 17h, será uma realizada uma oficina com temas variados: dia 28/5 - Oficina prática de regulagem de câmbio, com o palestrante Eduardo Matsuoka; dia 25/6 - Cicloturismo, palestrante a definir; e dia 30/7 - Como escolher uma boa bike, com o palestrante Eduardo Matsuoka

seta topo

 

Navegando no CCSP

até dezembro - quintas - 14h30
A oficina pretende explorar a história da cidade de São Paulo a partir dos rios. A proposta é evidenciar os rios invisíveis, a história e as suas contribuições para a cidade. Os participantes irão descobrir os rios canalizados da cidade e do bairro em que residem. Partindo do espaço do CCSP, iniciaremos uma navegação lúdica – que também remete à arquitetura do prédio em formato de barco – a partir de mapas, desenhos e criação de um rio imaginário, onde o público será a tripulação e os criadores de um novo rio onde poderão trabalhar a criatividade junto com a história.

Sala de Vidro (Piso Flávio de Carvalho)

avisoPara informações sobre agendamento (grupos de no mínimo três pessoas), entre em contato pelo email visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br

seta topo

 

Passeio no escuro
70 anos Braille

dia 21/6 - toda terceira quarta-feira do mês - 14h30
Ação de sensibilização que, a partir da experiência do uso do piso tátil (piso em relevo utilizado por pessoas com deficiência visual para se orientarem), pretende nos aproximar da perspectiva daqueles que não enxergam e usam esse piso para percorrer os espaços do Centro Cultural. Após o trajeto, abre-se uma roda de conversa para que as sensações dos participantes sejam comentadas. Haverá também a exibição do filme Duplo acesso, de Diana Tsonis e Evelize Bernardes.

Biblioteca Louis Braille (15 vagas - mínimo de quatro pessoas)

aviso As visitas devem ser agendadas pelo email visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br

seta topo

 

Psicodrama

até dezembro - sábados - das 14h às 16h30
O objetivo é de criar espaços públicos que possam acolher diferentes subjetividades, onde seja possível a troca de ideias, valores e experiências de vida a partir da construção coletiva de histórias dramatizadas. Não há tema ou roteiro pré-fixado, o trabalho visa a colocar no palco questões trazidas pelas pessoas presentes.
coordenação: Rosane Rodrigues e Valéria Barcellos

150min - livre - Piso 23 de Maio (Porão)
atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos - informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo tel. 3397-4037

seta topo

veja também Quer se apresentar no CCSP e nos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo? Clique aqui para saber como enviar sua proposta

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção: Márcio Yonamine
Coordenação: Juliene Codognotto

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

Ateliê sonoro
Mediação: Marta Fonterrada e Rodrigo Taguchi
Coordenação técnica: Eduardo Neves

Narrativas CCSP
Coordenação: Chicão Santos
Captação: Celso Toquetti, Giovanni Belleza, José Amador Martins e Thaís Orchi
Edição: Chicão Santos, Giovanni Belleza e Thaís Orchi

Marcia Dutra
Coordenadora do Site  - 11 3397.4066
Divisão de Informação e Comunicação
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002
Paraíso São Paulo – SP