CCSP WEB

  • Psicodrama
  • Fab Lab Livre SP
  • Mão na Roda
  • Ateliê sonoro
  • Tatu no Ar
  • Folhetaria aberta

 

AÇÃO EDUCATIVA

Ateliê Aberto na Folhetaria
Edital Ocupação Folhetaria do Centro Cultural São Paulo 2016

de 3/6 a 25/11 - sextas, das 13h30 às 17h30 e das 18h às 22h
O projeto Ateliê Aberto na Folhetaria se baseia num modelo de espaço livre, em que são abordadas técnicas básicas de utilização, limpeza e manutenção dos equipamentos e noções de desenho gráfico, composição e edição. Durante o semestre serão apresentadas técnicas de serigrafia, xilogravura, tipografia e offset, além de outras mais simples como a monotipia e processos diversos de transferência de imagem. Haverá, ainda, espaço para exposição e discussão dos processos vivenciados e workshops mensais. Trata-se de um curso sem inscrição, com livre fluxo de público e que conta com um cronograma base, flexível e cíclico.
com: Camila Krantz e Helena Sa Motta (oficineiras)

240min - 12 anos - 30 vagas - Folhetaria (30 vagas)
grátis - atividade sem necessidade de inscrição

seta topo

 

Ateliê sonoro

de 11/5 a 30/11 - quartas - das 13h às 17h
O projeto Ateliê sonoro abre espaço no estúdio de rádio do CCSP para projetos experimentais em áudio. Qualquer pessoa interessada em realizar experiências de criação sonora pode se aproximar e encontrará um ambiente preparado e com o acompanhamento de mediadores para ajudá-lo a viabilizar, ele próprio, suas ideias. O espaço também será aberto para trabalhos coletivos e oferecimento de oficinas específicas, de acordo com o interesse do público.
com: equipe da Divisão de Informação e Comunicação do CCSP

240min - livre - Estúdio de Rádio do CCSP
grátis - sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

veja também É necessário trazer seu próprio fone de ouvido.
veja também Em casos de realização de edição no local, o programa oferecido é o Audacity, com acompanhamento dos mediadores.
veja também A criação que for fruto dos trabalhos no Ateliê sonoro será de propriedade e responsabilidade de seus criadores e não está vinculada a nenhuma contrapartida com a instituição. Em alguns casos, havendo interesse da instituição e do participante, os resultados poderão ser divulgados pelo CCSP em diferentes meios.

Oficinas em junho

dia 8/6 - quarta - 14h
Edição de Som com Audacity

dia 15/6 - quarta - 14h
Roteiro de/para Web rádio

dia 22/6 - quarta - 14h
Fundamentos do Áudio Digital

dia 29/6 - quarta - 14h
Captação de áudio para web rádio

180min - livre - Estúdio de Rádio do CCSP (15 vagas por oficina)
grátis - sem necessidade de inscrição (por ordem de chegada)

veja também Os módulos são independentes

seta topo

 

Dança de salão

de 4/5 a 30/11 - quartas - das 12h às 14h
O objetivo da oficina é introduzir artisticamente indivíduos que não possuam prévia experiência em dança. Espera-se que ao final do curso os alunos estejam mais íntimos com os códigos dos ritmos e desenvolvam um senso crítico para a dança.
com: Cleo Beolchi (graduação em Dança com habilitação, bacharelado e licenciatura - Universidade Anhembi Morumbi/2008; pós-graduação em atualização em gerontologia – Faculdade de Medicina da USP/2012)

120min - Sala Adoniran Barbosa
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

seta topo

 

Desenho de observação

dias 11, 18 e 25/5 e 1º, 8, 15, 22 e 29/6 - quartas - 14h30
A oficina apresenta propostas de atividades voltadas ao desenho de observação pelo espaço do Centro Cultural, utilizando-se de diversas técnicas e materiais. O objetivo é aproximar os participantes desta prática em conjunto com reflexões sobre o ato de desenhar. Em cada encontro será apresentada uma proposição nova para se trabalhar o desenho.
coordenação: Caio Righi e Isabella Finholdt

150min - 12 anos - Sala da DACE (25 vagas, por ordem de chegada)
grátis - sem necessidade de inscrição

seta topo

 

Duplo Acesso: Sair da superfície – Superação da imagem visível aos olhos
Livre Acesso - de todos para todos

dia 14/5 - sábado - 11h
O objetivo do Duplo Acesso, projeto contemplado no edital Mediação em Arte 2014 do CCSP, é a interação entre a pessoa com deficiência visual e a pessoa sem deficiência. Quanto mais as pessoas compreendem a deficiência, mais a realidade é modificada, facilitando a inclusão deste público na sociedade.
Será realizada uma oficina com os dois públicos, iniciando-se com a apresentação do projeto e um debate acerca do tema abordado. Em seguida, os participantes construirão o busto de outra pessoa, sendo que quem enxerga será vendado.
com: Diana Tsonis e Evelize Bernades

120min - 14 anos - Sala da DACE
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

seta topo

 

EMIA 35 anos

Desde junho de 2015 a EMIA vem celebrando seus 35 anos de existência com encontros, festas, compartilhamentos e apresentações. Este ciclo será finalizado no CCSP, de 4 de junho a 17 de julho, com os lançamentos do livro EMIA Escola de Arte, Casa de Criança e do CD da Orquestra Infanto-juvenil e do Coral da EMIA, além da abertura de uma exposição que envolverá intervenções artísticas das crianças, oficinas para educadores e compartilhamento de processos.

Confira em breve a programação

seta subir

 

Fab Lab Livre SP

de 22/3 a 17/12
O Fab Lab Livre SP do CCSP é um laboratório de criatividade, aprendizado e inovação acessível para criar, desenvolver e construir projetos, a partir de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento e do uso de ferramentas de fabricação digital. Equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras CNC, entre outros equipamentos, são 12 laboratórios que integram a Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital.
equipe: Bárbara Barros, Lucas Falcão Artacho e Priscila Barbosa

segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 14h - 10 anos
grátis - inscrições: pelo site oficial do Fab Lab Livre SP - informações: pelo e-mail fablab.ccsp@itsbrasil.org.br

seta topo

 

Folhetaria aberta

de 17/3 a 15/12
A Folhetaria do CCSP está aberta para o público que deseja desenvolver seus projetos artísticos. No espaço é possível desenvolver trabalhos de serigrafia, xilogravura, monotipias.
equipe: Adriane Bertini, Caio Righi, Isabella Finholdt, Rodrigo Taguchi e Solange Azevedo

terças, das 14h às 21h; quintas, das 14h às 17h - 180min - livre - Folhetaria (é necessário preenchimento de uma breve ficha de interesse)
grátis - atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

seta topo

 

Grandes obras inspirando novas ideias
Oficina modelo-vivo

de 3/6 a 2/12 - sextas - às 14h30
A oficina visa a oferecer aos participantes condições de elaborar desenhos de forma livre, a partir da observação do corpo humano, suas formas anatômicas e pontos de equilíbrio. A abordagem apresenta as poses retratadas em obras de arte referenciais como inspiração para variações e releituras, despertando a criatividade e a reflexão. Os participantes podem ou não ter iniciação artística. As oficinas são abertas ao público, com acesso livre ou frequência regular.
com: Pedro Paulo Cândido e Vera França (modelos-vivos)

120min - livre - Diversos espaços do CCSP
grátis - sem necessidade de inscrição

veja também No dia 10/6 a aula será no Espaço Oficinas
veja também Próximas aulas: dia 1º/7 (Sala de Ensaio II), de 8/7 a 26/8 (Espaço Oficinas), de 2/9 a 4/11 (Sala de Ensaio II), de 11 a 18/11 (Piso Flávio de Carvalho) e de 25/11 a 2/12 (Espaço Oficinas)

seta topo

 

Mão na roda

de 12/1 a 5/7
Espaço coletivo de aprendizado e prática da manutenção de bicicletas. Na oficina as pessoas aprendem a utilizar ferramentas e materiais para realizar os reparos e a manutenção necessários. Além de promover a troca de experiências, a oficina é aberta a todos os ciclistas.
com: Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

terças, das 19h às 22h; sábado, das 14h às 19h; e domingos, das 15h às 20h - livre - Espaço Oficina Mão na Roda (próximo à Central de Informações) atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

veja também Nos dias 28 e 29/5, excepcionalmente, não haverá oficina.

seta topo

 

Psicodrama

de 7 a 28/5 e de 4 a 25/6 - sábados - das 10h30 às 13h (até 14/5) e das 14h às 17h (a partir de 21/5)
O objetivo é de criar espaços públicos que possam acolher diferentes subjetividades, onde seja possível a troca de ideias, valores e experiências de vida a partir da construção coletiva de histórias dramatizadas. Não há tema ou roteiro pré-fixado, o trabalho visa a colocar no palco questões trazidas pelas pessoas presentes.
coordenação: Rosane Rodrigues e Valéria Barcellos

180min - livre - Sala Adoniran Barbosa (até 14/5) e Piso 23 de maio (a partir de 21/5)
atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos - informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo tel. 3397-4037

seta topo

 

TATU no ar!

de 15/1 a 9/12 - sextas - das 14h às 16h

TATU no ar! é uma estação de rádio móvel para que a Web rádio do CCSP saia da toca de vez em quando. Primando pela transmissão ao vivo, diretamente do Centro Cultural São Paulo, traz destaques da programação, entrevistas com curadores, com artistas e com o público diversificado que frequenta este espaço cultural multidisciplinar. E ainda mais: experiências sonoras e programas especiais afinados com a proposta colaborativa, educativa, itinerante e experimental dessa plataforma radiofônica.

120min - Sala Adoniran Barbosa

veja também A Rádio Tatu também recebe propostas de programas de rádio pelo e-mail dace.ccsp@gmail.com

áudio Para ouvir, acesse o +CCSP ou sintonize a FM 87,9

veja também No dia 27/5, excepcionalmente, não haverá TATU no ar! em virtude do feriado de Corpus Christi seta subir

 

Viradinha Cultural 2016

das 19h do dia 21/5 às 11h do dia 22/5
Como parte da programação da Viradinha Cultural, a Praça das Bibliotecas do CCSP se transforma em um grande acampamento para crianças e adultos brincarem, ouvirem histórias e passarem a noite. Haverá uma série de atividades recreativas, brincadeiras, show e contação de histórias.
com: Kiara Terra e Trupe pé de histórias

Kiara Terra e seus parangolés
Maratona de narrativas colaborativas para público adulto e infantil, tendo a cidade como eixo temático e o conceito de habitar como a pergunta principal das narrativas partilhadas. Haverá uma tenda aberta ao público com adereços para brincar e contar histórias.

Show da Trupe pé de histórias - Carnaval da Trupe
No Carnaval tudo pode, tudo se inverte. O lobo vira bom, a bruxa fica linda, o saci tem duas pernas e até boneca vira gente! A Trupe, que é um pé de histórias, deixa florescer o amor entre um folião e uma boneca que ganha vida! Com muita música, confete e serpentina, pais e filhos vão tirar o pé do chão.

Público: crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas de pais ou responsáveis (limite de 3 crianças por responsável) - Espaço Mário Chamie (Praça das Bibliotecas) (80 vagas)

inscrições encerradas - seleção: por ordem de recebimento da ficha de inscrição. Os inscritos receberão confirmação por e-mail e deverão comparecer no dia 21/5, meia hora antes do início do evento, na entrada da área administrativa do CCSP, com a Declaração de Responsabilidade impressa e assinada e com toda a relação de objetos pessoais solicitados

download Declaração de Responsabilidade

aviso Todos deverão trazer colchonetes, roupas de cama, cobertores, barraca de acampamento (para quem tiver) e artigos de higiene pessoal.

aviso Só será permitida a participação de adultos acompanhados de pelo menos uma criança.

aviso Será oferecido lanche noturno e matinal, porém cada família poderá trazer, caso queira, um lanche extra que não necessite de refrigeração.

selecionados Selecionados (organizados em ordem alfabética, de acordo com o nome dos responsáveis)

Adriana Aparecida da Silva Melo (responsável)
Kevin Silva melo - 6 anos
Julie Silva Melo - 7 anos
Pietra Silva Garcia - 12 anos

Alessandra Barreto Cruz (responsável)
Estela Barreto Pessoa - 10 anos

Ana Maria Ferreira da Silva (responsável)
Gabriel Ferreira de Amorin - 12 anos

Daniel Poleto Rotatori (responsável)
Ramon M. O. Poleto Rotatori - 7 anos

Douglas Fulquini (responsável)
Júlia Correia Fulquini - 8 anos

Eric Ferreira da Silva (responsável)
Andre Klemar Piza Silva - 8 anos
Erica Klemar Piza Silva - 6 anos
Giovanna Uessler Piza Silva - 12 anos

Erica Couto de Moraes (responsável)
Fabricio Couto de Araujo - 6 anos

Fernando Ricardo de Paula (responsável)
Talyssa Kaori de Paula - 6 anos

Guilherme Mardones Peixoto (responsável)
Isabella Portella Ribas - 9 anos
Laura Portonieri - 9 anos
Sofia Poutronieri - 9 anos

Karla Freitas (responsável)
Stella Freitas Santos - 9 anos
Maria Vitoria Cunha Mendes - 9 anos
Júlia da Costa Gonçalves - 9 anos

Maria Cecília de Souza Camargo (responsável)
Enzo de Camargo Soares - 10 anos

Milena Batista Durante (responsável)
Antônio Durante Cerqueira Santos - 6 anos

Milena Hiromi AoKi (responsável)
Gabriel Aoki Mendonça - 11 anos

Pamella Simone Galvão Andrade (responsável)
Marta Vitoria Galvão Andrade - 6 anos

Shirley Lucas Camargo (responsável)
Laura Camargo da Silva - 9 anos
Davi Camargo da Silva - 9 anos
Amandla Samara De Oliveira Cruz - 10 anos

Simone Alves dos Santos (responsável)
Thiago Alves dos Santos Vicente -10 anos

Vanessa de Cassia Antiga Peixoto (responsável)
Manuela Antiga Mardones - 9 anos

seta topo

veja também Quer se apresentar no CCSP e nos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo? Clique aqui para saber como enviar sua proposta

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção Márcio Yonamine

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Juliene Codognotto, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

LabRádio
Coordenação: Marta Fonterrada
Produção: Álvaro Souza e Rita Lorenzato
Coordenação técnica: Eduardo Neves

LabVídeo
Coordenação: Chicão Santos
Captação de imagens: Camila Kinker , Celso Toquetti, Felipe Moica, Fernando Ferric e José Amador Martins
Edição de vídeo: Chicão Santos, Camila Kinker e Felipe Moica