CCSP WEB

  • Psicodrama
  • Fab Lab Livre SP
  • Mão na Roda
  • Ateliê sonoro
  • Tatu no Ar
  • Folhetaria aberta

 

AÇÃO EDUCATIVA

Ateliê Aberto na Folhetaria
Edital Ocupação Folhetaria do Centro Cultural São Paulo 2016

de 3/6 a 25/11 - sextas, das 13h30 às 17h30 e das 18h às 22h
O projeto Ateliê Aberto na Folhetaria se baseia num modelo de espaço livre, em que são abordadas técnicas básicas de utilização, limpeza e manutenção dos equipamentos e noções de desenho gráfico, composição e edição. Durante o semestre serão apresentadas técnicas de serigrafia, xilogravura, tipografia e offset, além de outras mais simples como a monotipia e processos diversos de transferência de imagem. Haverá, ainda, espaço para exposição e discussão dos processos vivenciados e workshops mensais. Trata-se de um curso sem inscrição, com livre fluxo de público e que conta com um cronograma base, flexível e cíclico.
com: Camila Krantz e Helena Sa Motta (oficineiras)

240min - 12 anos - 30 vagas - Folhetaria (30 vagas)
grátis - atividade sem necessidade de inscrição

seta topo

 

Ateliê sonoro

de 11/5 a 30/11 - terças - das 13h às 17h
O projeto Ateliê sonoro abre espaço no estúdio de rádio do CCSP para projetos experimentais em áudio. Qualquer pessoa interessada em realizar experiências de criação sonora pode se aproximar e encontrará um ambiente preparado e com o acompanhamento de mediadores para ajudá-lo a viabilizar, ele próprio, suas ideias. O espaço também será aberto para trabalhos coletivos e oferecimento de oficinas específicas, de acordo com o interesse do público.
com: equipe da Divisão de Informação e Comunicação do CCSP

240min - livre - Estúdio de Rádio do CCSP
grátis - sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

veja também É necessário trazer seu próprio fone de ouvido.
veja também Em casos de realização de edição no local, o programa oferecido é o Audacity, com acompanhamento dos mediadores.
veja também A criação que for fruto dos trabalhos no Ateliê sonoro será de propriedade e responsabilidade de seus criadores e não está vinculada a nenhuma contrapartida com a instituição. Em alguns casos, havendo interesse da instituição e do participante, os resultados poderão ser divulgados pelo CCSP em diferentes meios.

seta topo

 

Dança de salão

de 4/5 a 30/11 - quartas - das 12h às 14h
O objetivo da oficina é introduzir artisticamente indivíduos que não possuam prévia experiência em dança. Espera-se que ao final do curso os alunos estejam mais íntimos com os códigos dos ritmos e desenvolvam um senso crítico para a dança.
com: Cleo Beolchi (graduação em Dança com habilitação, bacharelado e licenciatura - Universidade Anhembi Morumbi/2008; pós-graduação em atualização em gerontologia – Faculdade de Medicina da USP/2012)

120min - Sala Adoniran Barbosa
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

aviso Não haverá oficina no dia 27/7.

seta topo

 

Desenho de observação

de 3/8 a 7/12 - quartas - 14h30
A oficina apresenta propostas de atividades voltadas ao desenho de observação no espaço do Centro Cultural, utilizando-se de diversas técnicas e materiais. O objetivo é aproximar os participantes desta prática em conjunto com reflexões sobre o ato de desenhar. Em cada encontro será apresentada uma proposição nova para se trabalhar o desenho.
com: Caio Righi e Isabella Finholdt (estudantes de Artes Visuais na Escola de Comunicação e Artes da USP)

público: a partir de 12 anos, interessados em desenho de observação - o aluno deverá trazer seu material de desenho (papéis variados, lápis, canetas) - 150min - Sala da DACE (25 vagas)
grátis - sem necessidade de inscrição

aviso Aulas de agosto: dia 3 (objetos do espaço), dia 10 (paisagem externa), dia 17 (manchas e linhas), dia 24 (materiais I) e dia 31 (natureza-morta)

aviso Próximas aulas - setembro: dia 14 (autorretrato com espelhos), dia 21 (retratos em dupla), dia 28 (espaço negativo/vazio) - outubro: dia 5 (perspectiva), dia 19 (desenho grande), dia 26 (arquitetura - transparências, vidros e reflexos) - novembro: dia 9 (som), dia 16 (desenho em escala - tamanho A3), dia 23 (texturas e tecidos), dia 30 (figura humana) - dezembro: dia 7 (desenho Coletivo - tamanho A3)

seta topo

 

Fab Lab Livre SP

de 22/3 a 17/12
O Fab Lab Livre SP do CCSP é um laboratório de criatividade, aprendizado e inovação acessível para criar, desenvolver e construir projetos, a partir de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento e do uso de ferramentas de fabricação digital. Equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras CNC, entre outros equipamentos, são 12 laboratórios que integram a Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital.
equipe: Bárbara Barros, Lucas Falcão Artacho e Priscila Barbosa

segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 14h - 10 anos
grátis - inscrições: pelo site oficial do Fab Lab Livre SP - informações: pelo e-mail fablab.ccsp@itsbrasil.org.br

seta topo

 

Folhetaria aberta

de 17/3 a 15/12
A Folhetaria do CCSP está aberta para o público que deseja desenvolver seus projetos artísticos. No espaço é possível desenvolver trabalhos de serigrafia, xilogravura, monotipias.
equipe: Adriane Bertini, Caio Righi, Isabella Finholdt, Rodrigo Taguchi e Solange Azevedo

terças, das 14h às 21h; quintas, das 14h às 17h - 180min - livre - Folhetaria (é necessário preenchimento de uma breve ficha de interesse)
grátis - atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

seta topo

 

Grandes obras inspirando novas ideias
Oficina modelo-vivo

de 3/6 a 2/12 - sextas - às 14h30
A oficina visa a oferecer aos participantes condições de elaborar desenhos de forma livre, a partir da observação do corpo humano, suas formas anatômicas e pontos de equilíbrio. A abordagem apresenta as poses retratadas em obras de arte referenciais como inspiração para variações e releituras, despertando a criatividade e a reflexão. Os participantes podem ou não ter iniciação artística. As oficinas são abertas ao público, com acesso livre ou frequência regular.
com: Pedro Paulo Cândido e Vera França (modelos-vivos)

120min - livre - Diversos espaços do CCSP
grátis - sem necessidade de inscrição

veja também Próximas aulas: dia 1º/7 (Sala de Ensaio II), de 8/7 a 26/8 (Espaço Oficinas), de 2/9 a 4/11 (Sala de Ensaio II), de 11 a 18/11 (Piso Flávio de Carvalho) e de 25/11 a 2/12 (Espaço Oficinas)

seta topo

 

Jogos de Armar

dias 12 e 14/8 - sexta e domingo - das 14h às 17h
Jogos de Armar é uma proposta de intervenção multimídia do coletivo Tralha e se constitui como uma plataforma que propõe costurar relações entre as pessoas e a cidade. Provoca o público a participar dos jogos e sair de seu percurso habitual, fazendo-o voltar para a cidade com uma nova percepção de espaço. A intervenção, que é dividida nos módulos Volantes, Encaixes, #Colagem, Caça-palavras e Embalagens, explora as diferentes áreas externas e internas do CCSP, relacionando arte e mídia, consumo e meio ambiente, cidade e arquitetura.

180min - livre - Folhetaria e Jardim Suspenso (lado Vergueiro)
grátis - sem necessidade de retirada de ingressos

veja também Dia 12, na Folhetaria: Invólucros - Embalagens descartadas serão utilizadas para criar composições coloridas com imagens e palavras.; e dia 14, no Jardim Suspenso (lado Vergueiro): Encaixes e Mídia Móvel - Caixas de papelão coloridas que podem ser manipuladas montando cenários, palavras e imagens.

seta topo

 

Mão na roda

de 12/1 a 5/7
Espaço coletivo de aprendizado e prática da manutenção de bicicletas. Na oficina as pessoas aprendem a utilizar ferramentas e materiais para realizar os reparos e a manutenção necessários. Além de promover a troca de experiências, a oficina é aberta a todos os ciclistas.
com: Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

terças, das 19h às 22h; sábado, das 14h às 19h; e domingos, das 15h às 20h - livre - Espaço Oficina Mão na Roda (próximo à Central de Informações) atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos

veja também Nos dias 28 e 29/5, excepcionalmente, não haverá oficina.

seta topo

 

Psicodrama

de 2 a 30/7 e 6 a 27/8 - sábados - das 14h às 17h
O objetivo é de criar espaços públicos que possam acolher diferentes subjetividades, onde seja possível a troca de ideias, valores e experiências de vida a partir da construção coletiva de histórias dramatizadas. Não há tema ou roteiro pré-fixado, o trabalho visa a colocar no palco questões trazidas pelas pessoas presentes.
coordenação: Rosane Rodrigues e Valéria Barcellos

180min - livre - Piso 23 de maio
atividade sem necessidade de inscrição nem retirada de ingressos - informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo tel. 3397-4037

seta topo

veja também Quer se apresentar no CCSP e nos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo? Clique aqui para saber como enviar sua proposta

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção Márcio Yonamine

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Juliene Codognotto, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

LabRádio
Coordenação: Marta Fonterrada
Produção: Álvaro Souza e Rita Lorenzato
Coordenação técnica: Eduardo Neves

LabVídeo
Coordenação: Chicão Santos
Captação de imagens: Camila Kinker , Celso Toquetti, Felipe Moica, Fernando Ferric e José Amador Martins
Edição de vídeo: Chicão Santos, Camila Kinker e Felipe Moica