Ronoel Simões: A singularidade do violão brasileiro

A Coleção Ronoel Simões reúne inúmeros materiais que remontam a trajetória do violão no século XX. O acervo, que se destaca inclusive pela variedade da tipologia documental reunida, foi coletado pessoalmente por Ronoel Simões durante setenta anos de atividade. A coleção é vasta, única e representativa, e está em paridade com acervos de importantes violonistas, tais como José Pascoal Guimarães (MG, 1932-2021), Andrés Segóvia (ESP, 1893-1987), Jodacil Damasceno (RJ, 1929-2010), entre outros.

Ronoel Simões (1919-2010) foi um violonista aficionado que coletou documentos diversos sobre o instrumento e sua coleção figura entre os mais volumosos conjuntos documentais sobre o assunto. Ele era a figura que viabilizava o acesso a materiais para estudantes, profissionais e diletantes, além de fomentar novas produções, realizar saraus, produzir conteúdo para os veículos de comunicação disponíveis à época, dentre outras atividades; as preciosidades de seu acervo (que incluem documentos de Agustín Barrios, Américo Jacomino, o Canhoto e Anibal Augusto Sardinha, o Garoto), motivavam consultas ao acervo por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O resultado da atuação e empenho de Ronoel Simões como colecionador e profundo conhecedor do violão teve tal proporção que seu nome – e legado – representam, sem dúvidas, a grande fonte documental sobre o violão no século XX, no período precedente à era da Internet.

A Coleção Ronoel Simões está sob a guarda do Centro Cultural São Paulo e integra as coleções especiais do acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga desde o ano de 2015. A instituição tem dedicado inúmeros esforços para o processamento e salvaguarda de seus variados tipos documentais, dentre eles, discos de acetato, 78rpm, 45rpm, discos compactos, lp em 33 rpm, fitas magnéticas de rolo, fitas k7, fitas VHS, Cd’s e Dvd’s, além de partituras, álbuns, métodos, álbuns de recortes de jornais, fotografias, periódicos, catálogos, livros, entre outros.

Em 2023 e 2024, a Discoteca Oneyda Alvarenga deu um passo significativo na valorização e difusão deste legado cultural com o projeto “Ronoel Simões: A singularidade do violão brasileiro”, patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (Minc). Realizado pela Associação dos Amigos do Centro Cultural São Paulo (AACCSP), o projeto tem como objetivo não apenas a conservação física dos materiais históricos, ao criar uma nova sala dedicada à preservação de um dos maiores acervos de violão dedilhado da América Latina, mas também a realização do tratamento, digitalização e catalogação de mais de 3.000 discos (78 RPM e 33 ⅓ RPM) e fitas k7, tornando-os acessíveis a pesquisadores e público geral. Além disso, o projeto conta com uma programação especial gratuita para prestigiar e debater a importância deste acervo único, incluindo shows, saraus, mesas de debate, podcasts, oficinas e visitas educativas.

Programação em breve!

Os materiais terão seus dados disponibilizados na aba “Coleção Ronoel Simões”, localizada na página da Discoteca Oneyda Alvarenga (Seção de Acervos do site CCSP) e as consultas aos documentos digitalizados serão realizadas presencialmente na Discoteca.  

Dança em Coleção

A plataforma colaborativa Dança em Coleção visa a difusão da história da dança pelo ambiente digital, sendo um espaço de pesquisa gratuita e de divulgação de acervos de artistas, grupos e companhias.

Memória da Arena Rock

Esta página foi criada para trazer ao público fragmentos da memória da Sala Adoniran Barbosa, a arena do Centro Cultural São Paulo, que ao longo de sua história foi palco de momentos inesquecíveis.

Camargo Guarnieri

O projeto Camargo Guarnieri 3 concertos para violino e a Missão destaca a importância do compositor Camargo Guarnieri (1907-1993) para a música clássica brasileira

Caderneta Missão

Você terá acesso as cadernetas de campo utilizadas pelos pesquisadores enviados ao Norte e Nordeste do país em 1938 pelo então Diretor do Departamento de Cultura de São Paulo.

Glauco Velásquez - 4 TRIOS

Ao se debruçar sobre a vida breve de Glauco Velásquez, o leitor logo constatará que nela prevalece a fragilidade, agravada pela escassez de informações e documentos. A Música que morreu moça.

Atravessar a grande noite sem acender a luz​

Exposição online de Jota Mombaça.

Arte, Múltiplas Artes

Organizada em celebração ao 40º aniversário do CCSP, “Arte, Múltiplas Artes” reúne um acervo fotográfico de espetáculos infantis cujas companhias integram a excelente produção de Teatro Infanto-juvenil de São Paulo. Você encontra também uma fala da curadora Lizette Negreiros sobre a trajetória e a importância do Espaço Cênico Ademar Guerra para este cenário.

Exposição Virtual Concurso de Cartazes CCSP Semana 22+100

20 artistas. Exposição Virtual Concurso de Cartazes CCSP Semana 22+100

30anos

Em 2012, o Centro Cultural fez 30 anos! Celebramos, juntos, a memória viva desta história…

50 Canções ContraGolpe

O Golpe Militar de 1964 instaurou no Brasil uma forte censura, intensificada por meio dos Atos Institucionais (AIs), criados para aumentar a repressão do Estado contra a população ou qualquer manifestação contrária ao governo imposto no país.

Anilla Cultural

O CCSP apresenta, com a curadoria do Museo de Antioquia – Medellín, a segunda de seis curadorias de vídeo a serem realizadas entre 2013 e 2014, pretendendo iniciar a construção de alternativas curatoriais e outros contextos produtivos, para o intercâmbio de metodologias discursivas e editoriais.

100 anos de Ataulfo Alves

A curadoria de música do CCSP apresenta, com o apoio da Lua Shows, os eventos corporativos dos 100 anos de Ataulfo Alves, um dos nossos mais respeitados compositores.

Revista D'ART

A Revista DAR’T foi criada em 1997 para divulgar a produção dos pesquisadores do Departamento de Informação e Documentação Artística (IDART).

Dramaturgia Nordestina

O Centro Cultural São Paulo e o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo trazem uma série de atividades gratuitas relacionadas à produção dramatúrgica nordestina, incluindo estréias teatrais, leituras dramáticas e demonstrações de trabalho.

Informal - Festival de Improvisação

Informal é o novo nome da série de improvisação livre em música que acontece no CCSP desde 2010, reunindo músicos brasileiros e estrangeiros ao longo do ano para apresentações e oficinas.

Música Contemporânea Brasileira

A Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo é uma das mais antigas coleções da Secretaria Municipal de Cultura.

Ministério da Cultura e Petrobras apresentam “Ronoel Simões: A Singularidade do violão brasileiro”.

Clique aqui para receber ou cancelar os envios de boletins informativos da programação do Centro Cultural São Paulo

Copyright Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro 1000 – CEP 01504-000 – Paraíso São Paulo – SP | ccsp@prefeitura.sp.gov.br

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress