Livre Acesso
Selo de Aprovação de Site Acessível

Site Acessível

Acessibilidade no site do Centro Cultural São Paulo
Durante todo o mês de agosto do ano de 2008, a equipe do site do CCSP trabalhou para tornar as páginas acessíveis a usuários portadores de deficiência visual. As alterações e adaptações foram inúmeras e continuam acontecendo num processo contínuo de cuidado com conteúdo e formato. A referência utilizada no trabalho foi o site avaliador www.dasilva.org.br, que, por meio do código HTML identifica se um determinado conjunto de regras está sendo aplicado. Tais regras, no caso do site do CCSP, são determinadas pelo WCAG e E-GOV.
Por meio do Da Silva é possível confirmar que as modificações funcionaram no sentido de facilitar a navegação. A acessibilidade pode ser avaliada por um sistema de pontos que indica obstáculos que o usuário encontra na página. Assim, o trabalho é zerar tais pontos.
Há três níveis de acessibilidade:

Prioridade 1: pontos que os criadores de conteúdo Web devem satisfazer inteiramente para ter uma navegação satisfatória. A satisfação desse tipo de pontos é um requisito básico.

 

Prioridade 2: pontos que os criadores de conteúdos na Web deveriam satisfazer. Para atingir este nível é preciso, por exemplo, deixar de utilizar tabelas, arquivos em flash e arquivos em PDF.


Prioridade 3: pontos que os criadores de conteúdos na Web poderiam satisfazer. Trata-se de medidas que não só permitem a navegação como a tornam mais fácil. É o caso, por exemplo, da disponibilização de arquivos em áudio.


Atualmente, os testes indicam que o site do CCSP atingiu a prioridade 1 na maioria de suas páginas. Também foi realizada uma pesquisa interna com funcionários do Centro Cultural portadores de deficiência visual em graus diversos. Ficou constatada boa navegação e diversas sugestões estão sendo estudadas e implementadas.