conteúdo menu principal menu lateral     
 Centro Cultural São Paulo  
   
 
english version
 

Programação
Cinema
Dança
Educativo
Exposições
Infanto-juvenil
Literatura e Poesia
Música erudita
Música popular
Oficinas e cursos
Palestras e debates
Programação especial
Teatro

Sala de imprensa

Editais

Visitas
Como chegar
Abre e fecha 2012
Política de preços
Serviços

Conteúdo On-line
Arquivo Saiba Mais
Exposições On-line
Hotsites
Publicações On-line
Web rádio e TV

Bibliotecas
Sergio Milliet
Alfredo Volpi
Louis Braille
Gibiteca Henfil
Sala de Leitura
infanto-juvenil

Acervo e Conservação
Arquivo Multimeios
Coleção de Arte da Cidade
Discoteca Oneyda Alvarenga
Missão de Pesq. Folclóricas
Conservação e restauro

Centro Cultural
O que é o Centro Cultural
Histórico
Organização
Parcerias
Plantas
Revitalização dos espaços
Fale conosco
Fotos
Ficha técnica do site

 


Por que o Centro Cultural São Paulo fecha nos últimos dias do ano?


Todos os fins de ano, o Centro Cultural São Paulo fecha as portas para o público e para boa parte de seus funcionários, em um recesso que costuma durar aproximadamente duas semanas (em geral entre as semanas de Natal e Ano novo). É comum os usuários se perguntarem: "por que ficar parado por tanto tempo?" Na verdade, neste período, o CCSP não fica parado, pelo contrário, está em plena atividade, realizando procedimentos fundamentais para a conservação do prédio e a prestação de serviços à população.

Conforme explica o diretor administrativo do CCSP, Gilberto Labor, o fechamento é necessário porque há serviços fundamentais que só podem ser realizados com o prédio completamente vazio. "Ao longo do ano, o CCSP fica fechado ao público às segundas-feiras justamente para manutenção e limpeza básicas do espaço, no entanto, o prédio não fica completamente vazio nestes dias, pois toda a administração precisa continuar funcionando", esclarece.


Reforma em 2009 - Foto: Sônia Parma

A primeira etapa do trabalho acontece, geralmete, entre os dias 20 a 24 de dezembro com os processos de dedetização e desratização, que envolvem a aplicação de produtos altamente tóxicos, a manutenção destes produtos no espaço pelo período necessário para que tenham o efeito esperado e, ainda, a limpeza dos resíduos destes materiais.

Em seguida, começam os procedimentos de limpeza das 40 caixas d'água do CCSP, cada uma com 1000 litros, responsáveis por abastecer os 46.500 metros quadrados do Centro Cultural São Paulo. Elas são esvaziadas para lavagem das paredes internas e reabastecidas após a retirada dos resíduos provenientes da limpeza e a vistoria geral das bóias, registros e válvulas.

Enquanto esses processos acontecem, o prédio fica totalmente sem abastecimento de água. "É mais um motivo que impossibilita a circulação de público e de funcionários no período", acrescenta Gilberto.


Reforma e impermeabilização realizadas em 2009 - Foto: Carlos Rennó

Durante o fechamento, além da dedetização, desratização e lavagem das caixas d'água - serviços executados por empresas especializadas com o apoio da equipe de limpeza da instituição -, a equipe de manutenção predial do CCSP faz reparos elétricos e hidráulicos, além de trocas de piso e pintura.

Assim, diferentemente do que pode parecer por conta da exigência do recesso, os últimos dias do ano são um período de muito trabalho e, mais do que isso, uma etapa essencial para o perfeito funcionamento da instituição. Como lembra o diretor administrativo, "trata-se de um 'respiro' do prédio para garantir que, possamos continuar a oferecer ao público um equipamento cultural de qualidade".

voltar ao topo

 

Hoje no CCSP
Para conferir a programação
diária do CCSP, clique aqui

Programações anteriores


CCSP Web

email
twitter
flickr
youtube
blip.fm
vimeo
facebook
delicious
lastfm

Rede sem fio
Clique aqui e faça o cadastro para utilizar a rede wireless do CCSP

Mailing
Quer receber destaques do Centro Cultural por email? Clique aqui.


Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo

Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo

 


Parceiros
Conheça os parceiros do CCSP

Plugins

flashadobe

Melhor visualização
1024 por 768 pixels.

  Rua Vergueiro 1000 - CEP 01504-000 telefone 3397 4002 Paraíso São Paulo - SP