| conteúdo menu principal menu lateral | ||||||||||||||||||
|
dezembro de 2009 |
english version | |||||||||||||||||
|
Arquivo
Saiba Mais
| Dois mil e nove está chegando ao fim e a intenção neste momento é a de apresentar um breve retrospecto. O percurso recente do Centro Cultural São Paulo é uma prova de que modo é possível contornar os obstáculos e avançar mesmo em tempos de dificuldades. Um dos principais fatores dessa capacidade de superação é o aumento de público constatado neste ano, um recorde nesta gestão, que iniciou em 2006 com um total de 702.962 acessos. Em 2009 superaremos 800 mil visitantes, um crescimento significativo em um ano de congelamento parcial de verbas e fechamento temporário de salas de espetáculos devido às necessárias reformas de infraestrutura, ainda a serem concluídas no ano que vem.
Se de um lado tivemos neste ano dificuldades para dar continuidade principalmente ao programa de obras visando à revitalização da arquitetura e dos espaços culturais do edifício, por outro a continuidade no recebimento de um orçamento exclusivo para a programação artística e cultural, fato inédito nos 27 anos de vida desta instituição, possibilitou a diversificação e melhoria das ações culturais em diversas áreas do CCSP. O aumento na visitação se deve em grande parte a esta nova realidade, que permite a produção e recebimento de projetos e espetáculos de maior envergadura.
Em 2009 o público assistiu à reafirmação das ações interdisciplinares, especialmente os projetos Zona de Risco e Novos Coreógrafos - Novas Criações: Site-Specific (NC-NC:SS). O primeiro reuniu, durante 3 meses, no Espaço Cênico Ademar Guerra, grupos de artistas atuantes em campos distintos: música, artes visuais, teatro e dança. Já o NC-NC:SS deslocou o conceito de site-specific, tradicionalmente utilizado nas artes visuais (de modo geral, uma obra concebida para determinado lugar ou situação determinada), para o universo da dança contemporânea. No dia de lançamento do projeto, cerca de 1200 pessoas assistiram às coreografias selecionadas por edital e apresentadas nos espaços expositivos, biblioteca e jardins externos, ativando novos espaços e desafiando o público a experimentar novas experiências no contexto institucional.
Dando continuidade aos investimentos na área de educação continuada e na mediação cultural, em 2009 foram oferecidos mais de 140 cursos livres atendendo por volta de 1800 pessoas/mês entre adultos e crianças. Além das atividades fixas de ateliê livre, dança de salão e atividades em família (tatu-bola), o público participou de cursos sobre os mais variados assuntos nas áreas de artes visuais, cênicas, práticas corporais, musicalização, escrita criativa, pedagogia, teoria, história e crítica das artes. O serviço que oferece visitas mediadas gratuitas com o intuito de aproximar o público à programação diversificada oferecida pela Divisão de Ação Cultural e Educativa atendeu pessoas com deficiência, com os mais diversos perfis e faixas etárias, além de instituições variadas. Este serviço registrou em 2009 o aumentou em média 150% em relação ao ano de 2008, atendendo mais de 1000 pessoas/mês.
No programa de acessibilidade - Livre Acesso - houve a capacitação de funcionários do CCSP, com treinamentos e cursos, e a continuidade da readequação do prédio. Este programa, por ações próprias e por meio de parcerias, realizou em 2009 vários eventos culminando, em novembro, com o Seminário Internacional sobre Cultura e Acessibilidade - Acesso em reverso. Investindo também no livre acesso à cultura na virtualidade, a rede sem fio do CCSP, serviço público pioneiro em São Paulo, atingiu 3 mil cadastrados neste ano e teve sua conexão aumentada de 1 para 2 Mb.
Uma nova identidade gráfica, tanto nas publicações impressas como na Internet, foi desenvolvida de forma coletiva pela nossa equipe da Divisão de Informação e Comunicação, com a consultoria do artista Vitor César.
No espaço das bibliotecas o destaque deste ano é a Discoteca Oneyda Alvarenga. O novo layout dessa importante coleção de fonogramas, CD's, partituras e livros, conta agora com novos arquivos deslizantes, novas cabines e pontos de escuta, bem como com as Paradas Sonoras -unidades para audição espalhadas pelos espaços socioculturais do CCSP, que permitem o acesso aos fonogramas já digitalizados dessa coleção. Cabe lembrar que com o novo mobiliário, os acervos da Discoteca foram totalmente higienizados, ação esta crucial para a conservação preventiva. A Divisão de Bibliotecas informa também que 90% de seu acervo já está cadastrado no Sistema Alexandria, conquista que facilita a consulta pelo público de suas coleções na web.
Por fim, cabe ressaltar o grande esforço de todas as equipes neste percurso e em especial as da Administração e de Produção na condução de processos-chave voltados à modernização e à revitalização deste que é o maior centro cultural da América do Sul.
Diretoria do Centro Cultural São Paulo
|
Hoje no CCSP
Rede sem fio Mailing
Parceiros Plugins
Melhor visualização |
||||||||||||||||
![]() |
||||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||||