Camargo Guarnieri


Texto institucional do Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural São Paulo há 26 anos mantém uma íntima relação com a cidade e seus habitantes, pela intensa programação cultural que promove aliada a coleções de acervos raros, bibliotecas, multimeios, exposições, cinema e ação cultural e educativa.

Nesta última década o Centro Cultural São Paulo contou com três importantes patrocínios da PETROBRAS na área de música, por meio da Discoteca Oneyda Alvarenga. O primeiro deles teve como destino a digitalização do seu acervo de música brasileira, da ordem de 15.000 discos de 78 rpm e a informatização de seu catálogo de 12.000 partituras. Organizado o acervo do passado, o segundo incentivo veio para equilibrar a sua ação com o presente, num projeto voltado à música contemporânea brasileira que promoveu o primeiro registro sonoro, em CD's de áudio, de mais de 60 obras musicais acompanhadas da edição de suas partituras pelo selo Discoteca Oneyda Alvarenga e ainda com a publicação de catálogos de obras comentados dos seus autores: Almeida Prado, Edino Krieger, Edmundo Villani-Côrtes, Gilberto Mendes e Rodolfo Coelho de Souza.

Com este terceiro patrocínio, o Centro Cultural São Paulo dá mais um passo no sentido da organização e da extroversão de seu rico acervo de música - da Missão de Pesquisas Folclóricas e a Discoteca Oneyda Alvarenga - reforçando sua vocação de estimular a pesquisa musical, integrada à sua programação, e promover gravações de músicas inéditas acompanhadas das edições de suas partituras.

A realização deste projeto destaca a produção de um dos nossos maiores compositores, Camargo Guarnieri, por sua atuação nos campos da cultura popular e erudita. Com a fixação das obras em um mesmo produto cultural - caixa com DVD e CD-ROM - espera-se cumprir o objetivo de fazer transitar a música erudita pelo viés popular, e vice-versa, contribuindo com a ampliação e a formação de público para o benefício sem fronteiras da informação musical.

Com esse projeto, o Centro Cultural São Paulo realiza um antigo desejo de proporcionar a edição das 285 partituras das melodias populares da Missão de Pesquisas Folclóricas, transcritas por Guarnieri entre 1944 e 1954, e a publicação de suas obras para violino e orquestra compostas no mesmo período, com o registro audiovisual de sua execução.

Nossos agradecimentos aos parceiros: Orquestra Sinfônica Municipal e seus regentes, titular e assistente, ao Teatro Municipal de São Paulo e a sua diretoria, ao IEB-USP - Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, aos herdeiros de Camargo Guarnieri pelo empenho e, sobretudo pelo gesto de liberar todas as partituras das obras gravadas para a sua livre impressão, contribuindo para a difusão mundial da nossa música.

Nosso reconhecimento aos mais de 130 profissionais que contribuíram para este trabalho e à PETROBRAS que mais uma vez acreditou na música brasileira.

Martin Grossmann
Diretor do Centro Cultural São Paulo