Camargo Guarnieri


 
Camargo Guarnieri
fotos: Alan Ficher
 

O projeto Camargo Guarnieri 3 concertos para violino e a Missão destaca a importância do compositor Camargo Guarnieri (1907-1993) para a música clássica brasileira e retrata seu envolvimento com as propostas do Departamento de Cultura, criado por Mário de Andrade. Contemplado pelo Programa Cultural Petrobras 2007 - Memória das Artes, o projeto mostra a atuação do músico na Discoteca Pública Municipal, hoje Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo, e no Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo.

Foi produzida uma caixa com um DVD, um CD-ROM e um encarte gráfico. O DVD traz a gravação de Três concertos para violino e orquestra e um documentário sobre a vida do músico. O filme, intitulado Notas soltas sobre um homem só foi produzido sob a coordenação de Francisco Coelho, curador de música do CCSP, e foi selecionado para o Festival do Rio. A exibição aconteceu dia 27/9, no Cine Odeon (Rio de Janeiro-RJ).

O CD-Rom contém arquivos sonoros do Acervo Histórico da Discoteca Pública Municipal, documentos digitalizados da Missão de Pesquisas Folclóricas, todas as partituras editadas dos concertos gravados, pesquisas, além de depoimento em áudio do próprio compositor. Veja a lista detalhada do material disponível na caixa.
Confira a lista de lojas que vendem o DVD.

Apesar de ser um dos compositores brasileiros de música erudita mais tocados, apenas cerca de 120 dentre os mais de 700 títulos de Guarnieri foram impressos. O CCSP promoveu a edição das partituras dos três concertos para violino de Guarnieri e também produziu o primeiro registro audiovisual desses concertos com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Lutero Rodrigues, tendo como solista o violinista Luiz Filipe. Além dos três concertos para violino, Guarnieri compôs 7 sonatas para violino e piano. O acervo do compositor está catalogado no IEB - USP - Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

 

 

 

Leia mais:
Texto de Carlos Augusto Calil
Texto institucional do Centro Cultural
Texto institucional da Petrobras