Quem somos

Instituições participantes

Agencia Española de Cooperación Internacional y DesarrolloAgencia Española de Cooperación Internacional y Desarrollo
A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) é uma entidade de direito público cujo objetivo é o fomento, a gestão e a execução das políticas públicas de cooperação internacional para o desenvolvimento.

A Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) é uma entidade de Direito Público ligada ao Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação através da Secretaria de Estado de Cooperação Internacional (SECI). Seu objetivo é o fomento, a gestão e a execução das políticas públicas de cooperação internacional para o desenvolvimento, dirigidas à luta contra a pobreza e à construção de um desenvolvimento humano sustentável nos países em desenvolvimento. A AECID cumpre parte da ação exterior do Estado, que está baseada em uma concepção interdependente e solidária da sociedade internacional. Por meio da Anilla Cultural, e no contexto da celebração dos Bicentenários na Iberoamérica, a AECID busca fomentar linhas de pesquisa e inovação surgidas das atuais práticas culturais e institucionais. Trabalhar a partir de conteúdos artísticos, desenvolvimento tecnológico, debate, comunicação, e novos modelos de criação e difusão, significa assumir o surgimento de novo fenômenos culturais e a crescente complexidade dos projetos. O conhecimento mútuo, partindo do trabalho colaborativo, aprofunda o respeito à diversidade cultural e supõe um mecanismo útil para consolidar sociedades participativas e democráticas. Resumidamente, a AECID se interessa em incentivar a criação e o compartilhamento de conhecimentos e tecnologias que, a partir da cultura, contribuam para o desenvolvimento dos países.


Fundación i2CAT (España)Fundación i2CAT (España)
Nascida no fim de 1999, no contexto do plano estratégico de Internet avançada Catalunha em Rede, atualmente a Fundação i2CAT é um centro de pesquisa e inovação que tem como foco de suas atividades o desenvolvimento da Internet do futuro.

A Fundação i2Cat nasceu no fim de 1999 por iniciativa da Universidade Politécnica de Cataluña (UPC), entidade que lidera a execução tecnológica com respaldo da Generalitat de Catalunya, cujas ações compreendiam o plano estratégico Catalunha em Rede, projeto de Internet avançada. Atualmente a Fundação i2CAT é um centro de pesquisa e inovação que tem como foco de suas atividades o desenvolvimento da Internet do futuro. Entre seus principais objetivos destaca-se a intenção de promover a pesquisa avançada no âmbito das redes e as aplicações da banda larga, potencializando seu uso nos diversos setores da sociedade. O princípio da i2CAT baseia-se no modelo da Tripla Hélice (Loet Leydesdorff) promovendo a colaboração entre a administração pública, o setor empresarial e o mundo acadêmico no campo das tecnologias da informação e comunicação.


Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (España)Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (España)
O Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB) é um espaço aberto a coletivos de artistas, criadores, programadores, cujo objetivo é garantir uma programação multidisciplinar e de qualidade que impulsione a cultura contemporânea.

O Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB) organiza e produz exposições, debates, festivais, concertos, ciclos de cinema, cursos, conferências; fomenta a criação a partir das novas tecnologias e linguagens; impulsiona a investigação artística em âmbitos multimídia; potencializa a investigação no formato expositivo; exporta suas produções para outros centros culturais, museus e entidades de âmbito nacional e internacional, ao mesmo tempo em que gera debate e reflexão em torno da cidade e do espaço público. Do mesmo modo, o CCCB recolhe e põe ao alcance de todos parte de seu patrimônio, de sua memória e de seu arquivo em formatos expositivos, publicações, arquivos digitais e audiovisuais. Trata-se de um espaço aberto a coletivos de artistas, criadores e programadores independentes, assim como a várias entidades com as quais tem criado vínculos ao longo dos anos. Graças a todos eles, é possível garantir uma programação multidisciplinar e de qualidade que impulsiona a cultura contemporânea.


Centro Cultural España-Córdoba (Argentina)Centro Cultural España-Córdoba (Argentina)
Fundado em 1998, o Centro de Cultura España-Córdoba (CCEC) tem como propósito contemplar a difusão de novas tendências estéticas e criar um pólo independente da produção artística iberoamericana em sinergia constante com outras instituições.

O Centro de Cultura España-Córdoba (CCEC) abriu suas portas em 7 de abril de 1998, fruto de um acordo internacional entre a Agência Espanhola de Cooperação Internacional e o Município de Córdoba, com o propósito de contemplar a difusão de novas tendências estéticas e criar um pólo independente da produção artística iberoamericana em constante sinergia com outras instituições. A sede do CCEC dispõe de um centro de informação multimídia, uma sala com capacidade para 80 pessoas, um anfiteatro que abriga 200 espectadores, salas de exposições de artes visuais e 3 escritórios administrativos. A maioria dos frequentadores é composta por pessoas do meio universitário, situação similar à composição demográfica da cidade, composta por 11% de estudantes universitários. A casa de Entre Rios al 40, que atualmente abriga o CCEC e também é conhecida como casa Garzón Maceda, é um dos principais expoentes da arquitetura doméstica cordobesa do séc. XIX e um dos poucos que se conservam até os dias de hoje.


Centro Cultural São Paulo (Brasil)Centro Cultural São Paulo (Brasil)
Inaugurado em 1982, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, além de manter expressivos acervos da cidade de São Paulo.

Inaugurado em 1982, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, além de manter sob sua guarda expressivos acervos da cidade de São Paulo: a Coleção de Arte da Cidade, a Discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, o Arquivo Multimeios e um conjunto de bibliotecas que ocupa uma área superior a 9 mil m². Concebido inicialmente para abrigar uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, o CCSP acabou sofrendo, no decorrer de suas obras, uma série de adaptações para se transformar em um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país. O edifício foi projetado pelos arquitetos Luiz Benedito Telles e Eurico Prado Lopes com o objetivo de facilitar ao máximo o encontro do usuário com aquilo que seria oferecido no centro cultural. Dessa maneira, a arquitetura do prédio não obedeceu a padrões pré-estabelecidos, privilegiando as dimensões amplas e as múltiplas entradas e caminhos e destacando-se pela forma como se integra ao espaço urbano. O CCSP se firmou como um pólo de apoio às produções experimentais, um ponto de encontro de artistas, um lugar de convivência que assumiu a feição de extensão da casa das pessoas. Localizado em um ponto estratégico da cidade de São Paulo, atravessado entre a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de maio, próximo à Avenida Paulista e junto a duas estações de metrô, a instituição tem um número expressivo de frequentadores. Sua programação diversificada, oferecida gratuitamente ou a preços populares, atrai faixas distintas da população, fazendo do CCSP um dos espaços culturais mais democráticos da cidade.

Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo - a participação do CCSP na rede Anilla Cultural só foi possível a partir da mediação da Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo, associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo o aprimoramento e desenvolvimento cultural, técnico e administrativo do CCSP.


Museo de Arte Contemporáneo de la Universidad de Chile,Museo de Arte Contemporáneo de la Universidad de Chile,
Santiago (Chile)

O Museu de Arte Contemporâneo (MAC) é uma instituição ligada à Faculdade de Artes da Universidade do Chile que atua com o compromisso de incentivar e divulgar as manifestações artísticas, o conhecimento e a problemática que geram no meio cultural.

O Museu de Arte Contemporâneo (MAC), localizado no Parque Florestal de Santiago e ligado à Faculdade de Artes da Universidade do Chile, assume a missão de instituição universitária, acolhendo a diversidade de tendências que formam a vida cultural, com um sentido de questionamento vinculado ao desenvolvimento do conhecimento. Inaugurada há mais de seis décadas, a instituição formou uma sistemática e coerente coleção de arte chilena e, em menor medida, de arte internacional. Por seu caráter contemporâneo, o MAC corresponde à exploração de novas opções produtivas. Sua coleção de aproximadamente 2 mil peças - esculturas, pinturas e instalações sendo a mais completa e importante a de gravura, com quase 1000 exemplares - é uma referência historiográfica frente às mostras contemporâneas. Suas linhas curatoriais apontam para os conceitos mais atuais da história da arte. O MAC atua sempre com o compromisso social de incentivar e divulgar as manifestações artísticas, o conhecimento e a problemática que elas geram e/ou provocam no meio cultural.


Museo de Antioquía (Colombia)Museo de Antioquía (Colombia)
O Museu de Antioquia é um espaço de interação educativa e cultural que reconhece e valoriza a diferença, propiciando reflexão por meio do desenvolvimento da sensibilidade, do diálogo polifônico e dos saberes das diferentes culturas.

O Museu de Antioquia é um espaço de interação educativa e cultural que, por meio das artes, reconhece e valoriza a diferença, propiciando reflexão por meio do desenvolvimento da sensibilidade, do diálogo polifônico e interdisciplinar, dos saberes e expressões das diferentes culturas. A instituição busca dinamizar as expressões da cultura material e imaterial por meio de um programa de aquisição, documentação, investigação e preservação que alimente o acervo do museu; estabelecer alianças e acordos estratégicos de cooperação local, nacional e internacional com instituições museológicas, acadêmicas, culturais, sociais e empresariais, de caráter público e privado; e tornar-se epicentro de atividades culturais e educativas a partir de um programa diverso de exposições associado a atividades acadêmicas, culturais e pedagógicas, que propiciem a reflexão e o desfrute da arte e dos saberes.


logo do Centro Cultural São Paulo