CCSP WEB

  • Centro Cultural São Paulo Centro Cultural São Paulo Foto: Sossô Parma
  • Centro Cultural São Paulo Centro Cultural São Paulo Foto: Sossô Parma
  • Centro Cultural São Paulo Centro Cultural São Paulo Foto: Sossô Parma
  • Centro Cultural São Paulo Centro Cultural São Paulo Foto: Jackson Costa
 

Discoteca Oneyda Alvarenga

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 18h.
Atenção: A consulta a audições só será permitida até 1 hora antes do término do expediente e a entrada de usuários, até 30 minutos antes do fechamento da Discoteca.
Informações: 3397-4071 ou pelo e-mail discoteca@prefeitura.sp.gov.br

 

Concebida em 1935 por Mário de Andrade, enquanto ele esteve à frente do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, a Discoteca Oneyda Alvarenga (antiga Discoteca Pública Municipal) é um centro de informação especializado em música. Em 1982, depois de passar por várias sedes, a Discoteca foi transferida para o Centro Cultural São Paulo.

Os serviços oferecidos pela Discoteca são:

  • Empréstimo de livros
  • Empréstimos especiais a instituições
  • Atendimento a pesquisas pontuais via telefone e e-mail
  • Audição de discos e CDs
  • Plataforma Paradas Sonoras

 

Acesso às obras do acervo

A consulta de livros é de acesso livre: o consulente retira diretamente o livro que pretende consultar. Tal critério estimula o interesse por outros livros dispostos nas prateleiras. Diferentemente dos livros, a consulta às partituras, discos e CDs é restrita, isto é, apenas os funcionários têm acesso ao espaço do acervo, pois esses materiais requerem um manuseio mais cuidadoso quanto ao acondicionamento nos armários.

Acesso a partituras, discos e CDs: pode ser realizado por meio de consulta aos fichários. Além disso, parte do acervo está disponível para acesso em base de dados.

Busca e empréstimo de livros: leitores cadastrados poderão levar livros identificados disponíveis para empréstimo. Para inscrever-se, deve ser apresentado um documento original com foto e comprovante recente de endereço. São emprestadas até quatro obras por leitor, sendo no máximo duas sobre o mesmo assunto.

endeço eletrônico Catálogo Eletrônico
O Sistema Municipal de Bibliotecas possui um catálogo unificado que permite ao consulente pesquisar o acervo completo.

download Regulamento de Empréstimo
Para informações mais detalhadas sobre o empréstimos de livros, faça download do regulamento.

 

aviso Avisos:

  • As bibliotecas do Centro Cultural São Paulo não oferecem o serviço “Reservas” descrito no item 8 deste regulamento.
  • Este documento está no formato .pdf . Para visualizar, é necessário instalar gratuitamente o programa Adobe Reader no seu computador. Para isso, acesse o site: http://get.adobe.com/br/reader/

 

ObservaçãoPara confirmar a disponibilidade dos livros da Discoteca, ligue para 3397-4071

seta topo

 

Destaques do acervo

O acervo é composto de música popular, folclórica e erudita, de procedência nacional e estrangeira, disponível para consulta e audição. São discos de 78rpm, 33rpm e CDs, além de partituras, periódicos e livros de música.

Destaca-se, entre outras, a coleção brasileira de discos 78rpm - a Discoteca possui a maioria destes discos gravados no Brasil.

Acervo histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga

Guarda documentos, objetos, discos, mobiliários, filmes e fotografias provenientes de projetos desenvolvidos nos primeiros anos de existência da Discoteca Pública Municipal. Dentre os conjuntos preservados, encontram-se:

Arquivo da Palavra
Trata-se de um registro de vozes de personalidades como Camargo Guarnieri, Dulcina de Morais, João de Souza Lima, José de Alcântara Machado, Lasar Segall e Rubens do Amaral. Constam também gravações de pronúncias regionais do Brasil, para estudo da fonética. São pequenas leituras selecionadas por Manuel Bandeira, feitas por pessoas consideradas cultas e incultas de todas as regiões do país.

Lévi-Strauss e Sociedade de Etnografia e Folclore
Encontram-se também nesse acervo os filmes produzidos pelo casal Dina e Claude Lévi-Strauss em suas expedições ao Mato Grosso. Pouco conhecida pelo público, Dina Lévi-Strauss produziu e contribuiu muito para a desenvolvimento das políticas culturais do município de São Paulo. A Discoteca guarda, ainda, todo o material produzido pela Sociedade de Etnografia e Folclore, entidade de pesquisa criada em 1936, ligada ao Departamento de Cultura.

Coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938
Idealizada e organizada por Mário de Andrade no período em que o escritor esteve à frente do Departamento de Cultura de São Paulo, a Missão tinha como objetivo investigar aspectos formadores da identidade nacional. Em 1938, uma equipe chefiada pelo engenheiro e arquiteto Luís Saia percorreu o Norte e o Nordeste do Brasil para registrar suas manifestações culturais e folclóricas, em especial de dança e música. Na bagagem, trouxeram instrumentos musicais, objetos de culto, peças utilitárias, fotos, reproduções de desenhos, gravações musicais e filmes.

Outras coleções disponíveis
Documentação histórico-administrativa da Discoteca Pública Municipal de 1935 a 1983; os registros de Camargo Guarnieri sobre o II Congresso Afro-brasileiro, realizado em Salvador, Bahia, em 1937; os trabalhos que participaram dos Concursos de Monografia sobre Folclore, promovidos pelo Departamento de Cultura; e os documentos do Congresso Nacional da Língua Cantada de 1937, cuja proposta foi subsidiar estudos no campo da fonética.

ObservaçãoPara acesso ao material do Acervo Histórico da Discoteca, é preciso agendar atendimento pelo telefone 3397-4049 ou pelo e-mail acervohistorico@prefeitura.sp.gov.br.

veja também Atenção: O atendimento a pesquisadores interessados em consultar o material do Acervo Histórico da Discoteca estará suspenso ao longo do mês de setembro de 2016, em virtude de uma parceria com o Museu da Abolição do Recife.

veja também Para conhecer algumas das coleções de discos de 33rpm, 78rpm, CDs e partituras da Discoteca e obras do Acervo Histórico, acesse o Portal de Acervos Artísticos e Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

seta topo

 

Veja também:

Paradas Sonoras

www Conheça o hotsite do projeto

Por meio de uma plataforma descentralizada foi criado, em diferentes pontos do Centro Cultural, um novo circuito de audição para o diversificado acervo da Discoteca. Para a conservação do material original, especialmente as obras raras, a Discoteca disponibiliza ao público quatro estações de pesquisa e de audição de discos já digitalizados, com formatos de mobiliários e equipamentos diferentes. A digitalização do material prioriza fonogramas históricos em 78rpm e LPs não lançados em CD, além dos discos mais ouvidos pelo público frequentador da Discoteca.

seta topo

ícone facebook
ícone twitter
ícone enciar e-mail
ícone imagens
ícone audio
ícone webrádio
ícone vídeo
destaque
ícone saiba mais
ícone veja também
ícone aviso
ícone obs
audiodescricao
libras
ícone download
endereço eletrônico
ícone inscrições abertas
sem necessidade de inscrição
ícone inscrições encerradas
selecionados
facebook
twitter
boletim
imagens
áudio
lab.rádio
vídeo
destaque
saiba mais
veja também
aviso
obs
audiodescrição
libras
download
www ou email
oficinas
abertas
oficinas com inscrição
inscrições
encerradas
selecionados
 

Divisão de Informação e Comunicação
Direção: Márcio Yonamine
Coordenação: Juliene Codognotto

Conteúdo online
Álvaro Olintho, Danilo Satou, Márcia Dutra, Vinícius Máximo e Sabrina Haick

Imagens - Núcleo de Fotografia do CCSP
Edição de imagens: Sossô Parma
Fotógrafos: João Mussolin, João Silva e Sossô Parma

Materiais impressos
Projeto gráfico: Adriane Bertini ,Solange Azevedo e Yeda Gonçalves
Edição de textos: Camile Rodrigues Aragão Costa, Danilo Satou e Emi Sakai
Revisão: Paulo Vinicio de Brito

Layout e manutenção
Web design: Edmarcio da Silva

Ateliê sonoro
Mediação: Marta Fonterrada e Rodrigo Taguchi
Coordenação técnica: Eduardo Neves

Narrativas CCSP
Coordenação: Chicão Santos
Captação: Celso Toquetti, Giovanni Belleza, José Amador Martins e Thaís Orchi
Edição: Chicão Santos, Giovanni Belleza e Thaís Orchi

Marcia Dutra
Coordenadora do Site  - 11 3397.4066
Divisão de Informação e Comunicação
Rua Vergueiro 1000   -   CEP 01504-000   tel 3397 4002
Paraíso São Paulo – SP